Fecomércio-AL alerta empresários para o prazo de regularização tributária
A Fecomercio Alagoas alertou nesta segunda-feira (24), que o empresário que não regularizar seus tributos até o dia 31 de agosto, pode sofrer multas e ficarem isentos de benefícios. O devedor pode aproveitar até o prazo boas condições de pagamento com direito a parcelamentos e descontos.
A assessora técnica da Fecomércio, Izabel Vasconcelos, cita como exemplos de débitos passíveis de parcelamento o IRPJ, a CSLL, o PIS, a COFINS, o IPI e a CPRB, além de multas por atraso na entrega de obrigações acessórias.
“Os débitos inscritos em dívida ativa também poderão ser parcelados. Em contrapartida, os débitos relativos ao Simples Nacional não estão contemplados nesse parcelamento especial, o que exclui as micro e pequenas empresas”, complementa.
A pessoa física ou jurídica que possuir débitos estará impedida de emitir a certidão negativa de tributos e contribuições. Por causa disso, além de não poder participar de licitações, também poderá ter problemas na obtenção de empréstimos e financiamentos juntos a instituições financeiras.
MODALIDADE
Os débitos inscritos em dívida ativa também poderão ser parcelados. O contribuinte que aderir ao PERT poderá liquidar os débitos mediante a opção por uma das seguintes modalidades: pagamento à vista e em espécie de, no mínimo, 20% do valor da dívida consolidada, sem redução, em cinco parcelas mensais e sucessivas vencíveis de agosto a dezembro de 2017.
Outra modalidade é o pagamento da dívida consolidada em até 120 prestações mensais e sucessivas; pagamento à vista e em espécie de, no mínimo, 20% do valor da dívida consolidada, sem redução, em cinco parcelas mensais e sucessivas, vencíveis de agosto a dezembro de 2017, e o restante: liquidado integralmente em janeiro de 2018, em parcela única, com redução de 90% dos juros de mora e 50% das multas de mora, de ofício ou isoladas.
O parcelamento em até 145 vezes é outra possibilidade, com parcelas mensais e sucessivas, vencíveis a partir de janeiro de 2018, com redução de 80% dos juros de mora e de 40% das multas de mora, de ofício ou isoladas.
O valor mínimo de cada prestação mensal das modalidades de parcelamento é de R$ 200,00, quando o devedor for pessoa física e R$ 1.000,00, quando o devedor for pessoa jurídica.
Veja também
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada no novo Mirante da Santa Amélia é furtada
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
