Amazônia perde proteção e ambientalistas acusam Temer e agronegócio

Ambientalistas e a Procuradoria alertaram sobre o perigo que correm as áreas e comunidades amazônicas por medidas adotadas pelo presidente Michel Temer a favor do agronegócio, um de seus pilares políticos em um momento que tenta sobreviver a uma denúncia de corrupção.
O presidente sancionou nos últimos dias um programa para legalizar terras federais invadidas em áreas protegidas e deu o aval ao congelamento da cessão de títulos de propriedade para índios e descendentes de escravos. As duas iniciativas se somam a outra medida debatida no Congresso para reduzir o tamanho dos santuários naturais existentes.
"Há uma ofensiva da bancada ruralista no Congresso e estão propondo inúmeras reduções da proteção ambiental e estão colocando dificuldades para o reconhecimento de territórios tradicionais, quilombolas e indígenas", afirmou à AFP Elis Araújo, pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), por telefone, de Belém.
A proteção ambiental "é uma moeda de troca", acrescentou.
Violência
Os ambientalistas sustentam que legalizar a ocupação ilegal pode acarretar no grave risco de violência. Um trabalho da ONG internacional Global Witness afirma que o Brasil é o país onde mais ecologistas foram assassinados em 2016 - 49 de um total de 200 em todo o mundo. A Comissão Pastoral da Terra, que defende os trabalhadores rurais, já contabilizou 37 mortes ao longo de 2017.
Lei
O governo transformou em lei uma Medida Provisória (MP) apresentada como uma normalização da situação dos agricultores pobres, principalmente na Amazônia. Mas os ambientalistas dizem que a lei esconde sérios riscos.
Últimas notícias

Lei Seca prende condutor por suspeita de adulteração de placas e chassi de carro

Procon Maceió divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia das Mães

Oplit prende em flagrante suspeito de furtos de bicicleta na Jatiúca, em Maceió

Detran Alagoas aposta em mobilização para conscientizar sobre segurança no trânsito

Maragogi sedia II Seminário Interestadual do Programa Nacional do Crédito Fundiário

Girau do Ponciano terá grande evento no Dia das Mães; confira a programação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
