SMTT autua 46 mil condutores por excesso de velocidade em Maceió
Nos primeiros seis meses deste ano, mais de 46 mil condutores foram flagrados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), dirigindo acima da velocidade máxima permitida nas vias.
Um dos casos mais graves aconteceu na última segunda-feira (24). Um automóvel foi flagrado pela fiscalização eletrônica na Avenida Menino Marcelo, às 11 da manhã, dirigindo a uma velocidade de 110 km/h, quase o dobro do limite máximo permitido, que é de 60 km/h.
“Neste caso, o condutor foi autuado por dirigir acima de 50% da velocidade permitida, que é uma infração gravíssima com agravante cujo valor é multiplicado três vezes e ainda terá a habilitação suspensa”, explica superintendente da SMTT, Antonio Moura.
Só este ano cerca de 1.620 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito, em Maceió. Segundo último boletim divulgado pelo DataSUS, em 2014, as ocorrências de trânsito tiraram a vida de aproximadamente 44 mil pessoas em todo o país. Entre as principais causas está o excesso de velocidade.
No mês passado 180 condutores cometeram este tipo de infração em Maceió, número maior que em maio, quando foram flagrados na mesma infração 160 condutores.Outros 19.001 foram autuados em junho por dirigir em velocidade até 20% da permitida, que é uma infração de natureza média com acúmulo de quatro pontos na habilitação.
No mesmo período, 2.696 condutores dirigiram com a velocidade entre 20% e 50% acima do limite permitido. A infração, presente no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), varia de média a gravíssima e pode resultar na perda imediata do direito de dirigir.
De acordo com a Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV), quanto maior a velocidade do veículo envolvido em um acidente, menor é a probabilidade de sobrevivência.
“Para se ter uma idéia, a chance de sobrevivência em um acidente cuja velocidade do veículo é acima de 70 km/h é de apenas 15%, ressalta o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
Outras infrações
O avanço do sinal também é outra modalidade de infração que teve um aumento entre os meses de maio e junho. Foram 579 condutores flagrados pela fiscalização eletrônica no mês passado e 452 no mês anterior.
Em Maceió há uma tolerância, por questões de segurança, entre às 23h e 5h da manhã onde os motoristas podem passar o sinal sem ser autuados. Entretanto, a fiscalização por excesso de velocidade segue 24h por dia.
Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração de natureza gravíssima constante no artigo 208 do CTB. O motorista flagrado nesta tem sete pontos acumulados na Carteira de Habilitação.
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
