SMTT autua 46 mil condutores por excesso de velocidade em Maceió
Nos primeiros seis meses deste ano, mais de 46 mil condutores foram flagrados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), dirigindo acima da velocidade máxima permitida nas vias.
Um dos casos mais graves aconteceu na última segunda-feira (24). Um automóvel foi flagrado pela fiscalização eletrônica na Avenida Menino Marcelo, às 11 da manhã, dirigindo a uma velocidade de 110 km/h, quase o dobro do limite máximo permitido, que é de 60 km/h.
“Neste caso, o condutor foi autuado por dirigir acima de 50% da velocidade permitida, que é uma infração gravíssima com agravante cujo valor é multiplicado três vezes e ainda terá a habilitação suspensa”, explica superintendente da SMTT, Antonio Moura.
Só este ano cerca de 1.620 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito, em Maceió. Segundo último boletim divulgado pelo DataSUS, em 2014, as ocorrências de trânsito tiraram a vida de aproximadamente 44 mil pessoas em todo o país. Entre as principais causas está o excesso de velocidade.
No mês passado 180 condutores cometeram este tipo de infração em Maceió, número maior que em maio, quando foram flagrados na mesma infração 160 condutores.Outros 19.001 foram autuados em junho por dirigir em velocidade até 20% da permitida, que é uma infração de natureza média com acúmulo de quatro pontos na habilitação.
No mesmo período, 2.696 condutores dirigiram com a velocidade entre 20% e 50% acima do limite permitido. A infração, presente no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), varia de média a gravíssima e pode resultar na perda imediata do direito de dirigir.
De acordo com a Organização Nacional de Segurança Viária (ONSV), quanto maior a velocidade do veículo envolvido em um acidente, menor é a probabilidade de sobrevivência.
“Para se ter uma idéia, a chance de sobrevivência em um acidente cuja velocidade do veículo é acima de 70 km/h é de apenas 15%, ressalta o assessor técnico de trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
Outras infrações
O avanço do sinal também é outra modalidade de infração que teve um aumento entre os meses de maio e junho. Foram 579 condutores flagrados pela fiscalização eletrônica no mês passado e 452 no mês anterior.
Em Maceió há uma tolerância, por questões de segurança, entre às 23h e 5h da manhã onde os motoristas podem passar o sinal sem ser autuados. Entretanto, a fiscalização por excesso de velocidade segue 24h por dia.
Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração de natureza gravíssima constante no artigo 208 do CTB. O motorista flagrado nesta tem sete pontos acumulados na Carteira de Habilitação.
Veja também
Últimas notícias
Homem tenta fugir de assalto, é baleado e tem moto roubada em Arapiraca
Cavalo atropela e deixa menina de 9 anos em estado grave em Matriz de Camaragibe
Ex-mulher diz que matou médico após ele violar medida protetiva e relata abusos à filha do casal
Pai denuncia mãe por agressões à filha em Maceió e também acaba preso por pensão atrasada
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
