Vídeo: alerta de ressaca é estendido até quinta-feira para o litoral alagoano
A expectativa é que as condições climáticas melhorem ainda na quinta-feira.
O Centro de Hidrografia da Marinha alertou nesta segunda-feira (31) que o litoral alagoano deve permanecer agitado até a próxima quinta-feira (03), por causa de uma ressaca que começou no fim de semana.
A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu um comunicado à imprensa pedindo para que as embarcações de pequeno porte evitem navegar durante estes dias, por causa da ventania.
O alerta também vale para que os responsáveis das embarcações redobrem a atenção quanto ao material de segurança, motores e casco, bomba de esgoto do porão e equipamentos de rádio que podem ser danificados.
De acordo com o informe, ondas de até três metros podem ocorrer entre as cidades de Porto Seguro (BA) e Touros, interior do Rio Grande do Norte.
Como ocorre
Segundo a Universidade de São Paulo, a chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano, o que impulsiona a massa de água para o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram próximas da orla.
Dependendo da intensidade, a força da ressaca pode alagar avenidas e danificar construções à beira-mar, há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.
No Brasil, as ressacas são quase sempre causadas por frentes frias que atingem o Sul e o Sudeste. Podem ocorrer dezenas de vezes por ano, mas, felizmente, é possível prevê-las até cinco dias antes.
Veja vídeo: