Vídeo: alerta de ressaca é estendido até quinta-feira para o litoral alagoano
A expectativa é que as condições climáticas melhorem ainda na quinta-feira.
O Centro de Hidrografia da Marinha alertou nesta segunda-feira (31) que o litoral alagoano deve permanecer agitado até a próxima quinta-feira (03), por causa de uma ressaca que começou no fim de semana.
A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu um comunicado à imprensa pedindo para que as embarcações de pequeno porte evitem navegar durante estes dias, por causa da ventania.
O alerta também vale para que os responsáveis das embarcações redobrem a atenção quanto ao material de segurança, motores e casco, bomba de esgoto do porão e equipamentos de rádio que podem ser danificados.
De acordo com o informe, ondas de até três metros podem ocorrer entre as cidades de Porto Seguro (BA) e Touros, interior do Rio Grande do Norte.
Como ocorre
Segundo a Universidade de São Paulo, a chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento fazem subir o nível do oceano, o que impulsiona a massa de água para o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram próximas da orla.
Dependendo da intensidade, a força da ressaca pode alagar avenidas e danificar construções à beira-mar, há também relatos de banhistas tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.
No Brasil, as ressacas são quase sempre causadas por frentes frias que atingem o Sul e o Sudeste. Podem ocorrer dezenas de vezes por ano, mas, felizmente, é possível prevê-las até cinco dias antes.
Veja vídeo:
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
