Unit deve disponibilizar financiamento estudantil a aluna de medicina
Instituição teria divulgado a concessão de crédito educacional no período de inscrição do vestibular, mas negado o financiamento sem prestar os esclarecimentos necessários

O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve a decisão que determinou que o Centro Universitário Tiradentes (Unit) disponibilize financiamento estudantil a uma aluna do curso de medicina. A instituição teria divulgado a possibilidade de concessão de crédito educacional no período de inscrição para o vestibular, mas negado o financiamento sem prestar os esclarecimentos necessários.
De acordo com os autos, a Unit delimitou em 48 horas o prazo para analisar os cadastros dos alunos que desejavam o financiamento. No caso da estudante, só foi dada uma resposta dois meses depois. A instituição de ensino negou o crédito sem divulgar o número de vagas, a ordem de inscrição ou a classificação dos inscritos.
Aprovada no processo seletivo de 2017, a aluna afirmou ter prestado vestibular para o curso de medicina da Unit devido à possibilidade de receber o financiamento. Ela disse que as parcelas referentes ao curso vêm sendo pagas com bastante dificuldade e que a negativa de crédito dificulta a sua permanência na instituição. Afirmou ainda ter havido propaganda enganosa e descumprimento do prazo delimitado pela entidade, de 48 horas, sobre a aprovação ou não do financiamento.
Segundo o desembargador Fábio Bittencourt, para negar o direito ao crédito educacional, a instituição deveria apontar especificamente quais critérios não teriam sido observados, não bastando uma alegação genérica de que os pressupostos não foram preenchidos.
“Nesse viés, se a justificativa utilizada refere-se à ausência de vagas, cumpriria à recorrente demonstrar ao menos a quantidade de vagas que foram efetivamente disponibilizadas e a ordem das inscrições, a fim de afastar a possibilidade de preterição da recorrida”, explicou.
A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de quinta-feira (3), apenas modificou a de 1º Grau quanto ao prazo de disponibilização do financiamento, de três para cinco dias.
Veja também
Últimas notícias

Roberto Gonçalves, jornalista alagoano, morre em Arapiraca por complicações do câncer

Homem de 70 anos é decapitado após ataque de urso no Japão

Apresentadora é infectada por bactéria com poder de cegar

Streamer transmite parto ao vivo na Twitch e emociona 30 mil pessoas

Enfermeira é morta asfixiada em Maceió; marido é preso

Lula viaja para Roma para abertura do Fórum Mundial da Alimentação
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
