Unit deve disponibilizar financiamento estudantil a aluna de medicina
Instituição teria divulgado a concessão de crédito educacional no período de inscrição do vestibular, mas negado o financiamento sem prestar os esclarecimentos necessários
O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve a decisão que determinou que o Centro Universitário Tiradentes (Unit) disponibilize financiamento estudantil a uma aluna do curso de medicina. A instituição teria divulgado a possibilidade de concessão de crédito educacional no período de inscrição para o vestibular, mas negado o financiamento sem prestar os esclarecimentos necessários.
De acordo com os autos, a Unit delimitou em 48 horas o prazo para analisar os cadastros dos alunos que desejavam o financiamento. No caso da estudante, só foi dada uma resposta dois meses depois. A instituição de ensino negou o crédito sem divulgar o número de vagas, a ordem de inscrição ou a classificação dos inscritos.
Aprovada no processo seletivo de 2017, a aluna afirmou ter prestado vestibular para o curso de medicina da Unit devido à possibilidade de receber o financiamento. Ela disse que as parcelas referentes ao curso vêm sendo pagas com bastante dificuldade e que a negativa de crédito dificulta a sua permanência na instituição. Afirmou ainda ter havido propaganda enganosa e descumprimento do prazo delimitado pela entidade, de 48 horas, sobre a aprovação ou não do financiamento.
Segundo o desembargador Fábio Bittencourt, para negar o direito ao crédito educacional, a instituição deveria apontar especificamente quais critérios não teriam sido observados, não bastando uma alegação genérica de que os pressupostos não foram preenchidos.
“Nesse viés, se a justificativa utilizada refere-se à ausência de vagas, cumpriria à recorrente demonstrar ao menos a quantidade de vagas que foram efetivamente disponibilizadas e a ordem das inscrições, a fim de afastar a possibilidade de preterição da recorrida”, explicou.
A decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de quinta-feira (3), apenas modificou a de 1º Grau quanto ao prazo de disponibilização do financiamento, de três para cinco dias.
Veja também
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
