Veja como denunciar irregularidades no transporte público
De segunda a sexta-feira, a frota de 683 ônibus que circula em Maceió realiza mais de quatro mil viagens percorrendo todos os bairros da cidade. Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, a central da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) monitora e fiscaliza o sistema 24 horas.
Desde o início do ano foram feitas 540 notificações relacionadas à qualidade do sistema de transporte público fiscalizado pela SMTT através do uso da tecnologia, por meio do GPS ou com a verificação presencial dos fiscais dentro dos coletivos e nos terminais.
“Através dessa fiscalização, a SMTT consegue verificar se os horários dos ônibus estão sendo cumpridos, se as viagens estão sendo realizadas, se houve desvio de itinerário e também as condições físicas dos veículos e o tratamento do condutor e cobrador com os passageiros”, explicou o diretor operacional de Mobilidade Urbana da SMTT, Dogival Ferreira.
Outra ferramenta importante no auxílio das fiscalizações é o Disque SMTT. Ligando para o número 118, qualquer cidadão pode denunciar irregularidades no transporte público. O canal recebe cerca de 20 denúncias, ligadas ao transporte público, por mês.
“Se, por exemplo, um motorista não para em um ponto, o cidadão precisa saber a linha, o local onde aconteceu o problema, o horário e o número que fica na parte lateral do ônibus. Isso serve para qualquer irregularidade”, afirmou Ferreira.
Um processo administrativo é aberto e apurado pelos meios eletrônicos do órgão. Caso se confirme a denúncia, a empresa é notificada e precisa comparecer na SMTT com o motorista e um representante legal, onde são tomadas as medidas cabíveis. As denúncias também podem ser feitas via aplicativo Cittamobi do celular.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
