Posto de combustível é autuado por não fornecer nota fiscal no Jacintinho
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) iniciou, nesta terça-feira (29), uma investigação após denúncias envolvendo a negativa de alguns postos de combustíveis em disponibilizar a nota fiscal aos consumidores após o pedido.O Posto Jacintinho foi autuado após divulgação de um vídeo que mostra a recusa da nota fiscal no momento da compra.
Ao todo, quatro postos de combustível foram denunciados por consumidores ao longo da última semana. Hoje, três estabelecimentos foram vistoriados pela equipe e o quarto será investigado na próxima quarta-feira (30).A nota fiscal é um direito do consumidor e um dever do comerciante. A prática é combatida pela Lei n.º 4.729, que diz ser crime sonegar a nota e um crime contra a ordem tributária nacional previsto pela lei n° 8.137/90.
O estabelecimento autuado tem o prazo de dez dias para a apresentação da defesa. Nos outros dois postos visitados, os cupons fiscais estavam sendo emitidos normalmente, portanto, não sofreram autuação.
O consumidor que encontrar alguma irregularidade pode denunciar junto ao Procon. O superintendente do órgão, João Neto, afirma que vai apurar cada caso denunciado e que, caso constatado, irá autuar por infração os locais irregulares.
"Recebemos diversas denúncias e um vídeo onde o posto se nega a entregar a nota fiscal. Isso é crime e desde segunda-feira nossa equipe de fiscalização está nas ruas apurando caso a caso. Os locais irregulares estão sendo autuados", destacou.
Veja também
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro diz que Zema seria “um grande vice” e afaga Tarcísio
Operação Retomada prende quatro suspeitos e apreende armas em Matriz de Camaragibe
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
