TJ/AL e Governo lançam programa de regularização fundiária nesta segunda
Expectativa é beneficiar mais de 20 mil pessoas que possuem terras com até seis hectares, mas não têm o título de propriedade

O Poder Judiciário de Alagoas e o Governo do Estado lançam, na próxima segunda-feira (4), o programa “Rural Legal”, que vai entregar, gratuitamente, títulos de propriedade a pequenos agricultores. O termo de cooperação será assinado no Palácio República dos Palmares, às 15h.
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL Carlos Cavalcanti, mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas. “Elas serão, para todos os efeitos legais, proprietárias dos imóveis que ocupam”, afirma o juiz, que coordena o projeto.
A Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) também integram a ação. Pelo Judiciário, conduzem o projeto a Presidência do Tribunal de Justiça a Corregedoria-Geral da Justiça.
Nessa primeira etapa do programa, deverão ser entregues 3 mil títulos a moradores de 11 municípios: Pindoba, Paulo Jacinto, União dos Palmares, Murici, Branquinha, Flexeiras, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, Messias, Novo Lino e São Luís do Quitunde.
Serão regularizados imóveis rurais de até seis hectares. “A regularização vai possibilitar mais cidadania, além do aumento nominal no valor dos imóveis e da ampliação do acesso ao crédito rural”, explicou Carlos Cavalcanti.
O programa terá validade de um ano, podendo ser prorrogado. “O 'Rural Legal' será efetivado na gestão do desembargador Otávio Praxedes, em conjunto com a Corregedoria, que tem à frente o desembargador Paulo Lima. O objetivo é cumprir essa ação da melhor forma possível e entregar os títulos de propriedade a esses moradores”, afirmou Carlos Cavalcanti, ressaltando que o cronograma das entregas ainda será definido.
Moradia Legal
A execução do “Rural Legal” considera os resultados positivos obtidos com a implementação do “Moradia Legal II”, criado por meio do provimento n° 4/2015, da Corregedoria. Entre 2015 e 2016, o projeto distribuiu 13.657 títulos de propriedade gratuitos a pessoas de baixa renda, em 35 municípios do Estado.
Últimas notícias

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

1º Passeio Ciclístico Detran-AL reúne mais de mil pessoas por um trânsito seguro

Quatro pessoas são baleadas em tentativa de homicídio no Tabuleiro do Martins

Homem é morto a tiros na Praia de Pajuçara, em Maceió

Corpo de vítima de afogamento é localizado em Traipu

Frei perde controle de carro e veículo cai em ribanceira no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
