TJ/AL e Governo lançam programa de regularização fundiária nesta segunda
Expectativa é beneficiar mais de 20 mil pessoas que possuem terras com até seis hectares, mas não têm o título de propriedade
O Poder Judiciário de Alagoas e o Governo do Estado lançam, na próxima segunda-feira (4), o programa “Rural Legal”, que vai entregar, gratuitamente, títulos de propriedade a pequenos agricultores. O termo de cooperação será assinado no Palácio República dos Palmares, às 15h.
De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJ/AL Carlos Cavalcanti, mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas. “Elas serão, para todos os efeitos legais, proprietárias dos imóveis que ocupam”, afirma o juiz, que coordena o projeto.
A Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) também integram a ação. Pelo Judiciário, conduzem o projeto a Presidência do Tribunal de Justiça a Corregedoria-Geral da Justiça.
Nessa primeira etapa do programa, deverão ser entregues 3 mil títulos a moradores de 11 municípios: Pindoba, Paulo Jacinto, União dos Palmares, Murici, Branquinha, Flexeiras, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, Messias, Novo Lino e São Luís do Quitunde.
Serão regularizados imóveis rurais de até seis hectares. “A regularização vai possibilitar mais cidadania, além do aumento nominal no valor dos imóveis e da ampliação do acesso ao crédito rural”, explicou Carlos Cavalcanti.
O programa terá validade de um ano, podendo ser prorrogado. “O 'Rural Legal' será efetivado na gestão do desembargador Otávio Praxedes, em conjunto com a Corregedoria, que tem à frente o desembargador Paulo Lima. O objetivo é cumprir essa ação da melhor forma possível e entregar os títulos de propriedade a esses moradores”, afirmou Carlos Cavalcanti, ressaltando que o cronograma das entregas ainda será definido.
Moradia Legal
A execução do “Rural Legal” considera os resultados positivos obtidos com a implementação do “Moradia Legal II”, criado por meio do provimento n° 4/2015, da Corregedoria. Entre 2015 e 2016, o projeto distribuiu 13.657 títulos de propriedade gratuitos a pessoas de baixa renda, em 35 municípios do Estado.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
