Rui Palmeira participa do lançamento da campanha Maceió Rosa

O prefeito Rui Palmeira participou, nesta segunda-feira (02), do café da manhã de lançamento oficial da campanha Maceió Rosa, para sensibilização e prevenção do câncer de mama. A mobilização integra a campanha mundial Outubro Rosa e é coordenada pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira, em parceria com o Instituto Renascer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Na oportunidade, Rui Palmeira ressaltou que a Prefeitura vai ampliar a quantidade de exames de mamografias disponibilizados para beneficiar ainda mais mulheres. “Nos meses de outubro e novembro, vamos dobrar a oferta de exames, através dos hospitais contratados pela Prefeitura, para que ninguém fique sem a análise anual”, afirmou o prefeito.
Durante todo o mês de campanha, um local público da cidade, com grande circulação de pessoas, receberá ações da Prefeitura. “Informação é tudo no combate ao câncer. Vários pontos da cidade já foram pintados de rosa, nosso totem, inclusive, para que sirva de lembrete neste mês. Nós temos que estimular a população a procurar uma unidade de saúde e realizar a mamografia após os 40 anos, além das demais recomendações”, reforçou Rui Palmeira.
O Maceió Rosa é coordenado pela primeira-dama da Capital, Tatiana Palmeira. “Eu acredito que quando as pessoas me olham, elas veem um bom exemplo de mulher que teve câncer, se curou e está na luta como todas as mulheres que estão passando por esse problema agora”, disse acrescentando que para 2017 a expectativa é de que o Maceió Rosa atinja números superiores em engajamento, exames realizados e principalmente em conscientização do público.
Instituições parceiras
Este ano, o Maceió Rosa traz o tema “Atitude Exige Coragem, Pacientes no Controle”, que reforça a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do tumor, que se detectado em tempo hábil, possui 95% de chances de cura.
Fátima Canuto é presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer e lembra que a campanha já existe há nove anos, mas em 2017 completa o quarto ano em parceria com a Prefeitura de Maceió. “Há quatro anos a Prefeitura chegou junto, dando esse grande apoio necessário para que a nossa campanha ganhasse uma robustez. Pra nós, é uma alegria ter tantas instituições públicas e privadas juntas nessa luta”, destacou.
Mundialmente, o mês de outubro é lembrado para o alerta e conscientização das mulheres em relação aos cuidados com o câncer de mama. “Com a campanha, nós notamos um engajamento melhor das mulheres em Maceió. Já é possível notar um número maior de descobertas de casos de câncer de mama e conseguimos também mostrar a importância da detecção precoce, do exame de mamografia e o direito que a paciente tem do tratamento de 60 dias após o diagnóstico”, complementou Nadja Reis, presidente do Grupo de Mama Renascer.
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia D de Combate ao Câncer de Mama. Mais ações de sensibilização serão realizadas nas praças Lucena Maranhão, em Bebedouro; Faculdade, no Prado e Bicentenário, no Conjunto José Tenório.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
