Operação da SMTT e BPTran fiscaliza transporte irregular
Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Batalhão de Polícia de Trânsito realizaram, nesta segunda-feira (02), mais uma etapa da Operação Saturação na região do Centro. O foco foi o combate ao transporte irregular de passageiros.
Vias como a Rua do Comércio, no Centro, e Rua Formosa, na Ponta Grossa, foram ocupadas por agentes de trânsito e policiais militares. “São locais com histórico preocupante na atuação deste tipo de transporte”, ressaltou o assessor técnico de Transporte da SMTT, Alexandre Serafim.
Segundo o assessor, a atuação do transporte clandestino leva um risco não somente ao equilíbrio do sistema de transporte regular, mas às pessoas que o utilizam. “Quem usa o transporte clandestino corre um sério risco de sofrer acidentes, já que estes veículos não passam pela vistoria do órgão regulador, além de muitos motoristas não possuírem nem a habilitação para dirigir”, disse Serafim.
Até o final da manhã desta segunda, a ação de saturação desta segunda não flagrou nenhum veículo clandestino nos locais de permanência das equipes. “Isto mostra que a operação vem surtindo efeito fazendo com que os irregulares não transitem onde a fiscalização está presente”, frisou o assessor técnico.
As operações de saturação no Centro de Maceió e em outras regiões seguirão diariamente e por tempo indeterminado, de acordo com a SMTT. Além do transporte remunerado irregular de passageiros, o órgão verifica infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Já o BPTran realiza a parte de segurança com abordagens pessoais.