Detran e governo federal firmam convênio para fiscalização do transporte escolar

De forma pioneira no Brasil, o Governo de Alagoas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), firmou junto ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, a instrução normativa de serviço que irá fiscalizar o transporte escolar no Estado. A assinatura do termo aconteceu durante o I Simpósio de transparência, legislação e trânsito, nesta terça-feira (26), no auditório do Hotel Jatiúca, com a presença do Governador Renan Filho.
A instrução normativa possui, como principal intuito, organizar e disciplinar o transporte escolar em Alagoas, considerando a necessidade de garantir aos usuários desses veículos melhores condições de conforto e segurança no trânsito.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, Antonio Carlos Gouveia, essa fiscalização garante com que as crianças e adolescentes da rede pública que necessitam desse meio de locomoção para estudar estejam seguras no trajeto de casa até o seu local de ensino.
"A partir desse convênio com o Ministério da Transparência, vamos poder fiscalizar efetivamente o transporte escolar. Coibindo com que as irregularidades aconteçam, exigindo a devida categoria na habilitação e o bom funcionamento dos veículos com os equipamentos necessários", ressaltou o diretor.
Em sua fala, o ministro da Transparência, Wagner de Campos, parabenizou o Departamento de Trânsito pela atuação em Alagoas e esclareceu que, a partir deste termo, o Detran/AL poderá realizar vistorias semestrais nos transportes escolares.
"O Brasil inteiro possui uma deficiência muito grande relacionada ao transporte escolar. Verificamos os principais problemas e agora é hora de solucionarmos. O Detran de Alagoas servirá de projeto piloto para todo o país, como um Estado preocupado em fiscalizar o transporte escolar, garantindo mais segurança aos estudantes", concluiu o ministro.
Últimas notícias

Emprega Mais Alagoas ultrapassa a marca de 1,3 mil trabalhadores capacitados

Aneel mantem multa de R$ 4,9 milhões contra Equatorial aplicada pela Arsal

Prefeitura de Penedo informa funcionamento dos serviços durante a Semana Santa e Tiradentes

Penedo encanta participantes da 8º ECriativa

Faltas de energia afetam operação do Sistema Adutor do Agreste

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
