Exposição oferece oficinas de artesanato para cegos e surdos em Maceió
Com o apoio da Sedetur e do Sebrae, mostra segue até o próximo dia 15, com comercialização de artesanato alagoano

Oportunidade. Esse substantivo feminino que faz falta à vida de muita gente em um país desigual como o Brasil é o que a Exposição Alagoas Feita à Mão e Brasil Original traz aos portadores de necessidades especiais. A mostra, que acontece no Maceió Shopping, oferece oficinas de macramê para surdos e de cerâmica para cegos.
A artesã Fernanda Jatobá ministrou a oficina de macramê para jovens e adultos, realizada na terça-feira (03). "Foi gratificante pra mim. Eles têm interesse em aprender, pegaram bem rápido a técnica. Cerca de 80% da turma tem condições de estudar e se desenvolver para desempenhar o artesanato como atividade profissional", contou a artesã Fernanda Jatobá.
Ana Cláudia Rodrigues, de 43 anos, foi uma das alunas da oficina. Com a ajuda de intérprete ela conta que gostou da experiência. "Foi muito bom. Foi a primeira vez que participei de uma oficina de artesanato, agora eu pretendo conhecer outros tipos de artesanato", contou Ana Cláudia.
As oficinas podem ser o pontapé inicial para que essas pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho. “Eles tiveram o primeiro contato com o artesanato. A minha intenção para o futuro é capacitar essas pessoas com deficiência para que possam me ajudar, se especializar e compor o mercado de trabalho”, complementa a artesã Fernanda Jatobá, que utiliza a técnica do macramê para fazer artigos de decoração como abajures, por exemplo.
Já na próxima quinta-feira (05), a artesã Maria Corá irá ministrar a oficina de cerâmica para cegos. “Vamos falar desde a preparação do barro para o artesanato, de como a natureza se comporta, até o manuseio da argila. A partir daí, vou colocar o barro na mão deles e deixar que eles criem livremente como qualquer outro aluno”, explica Maria Corá.
Exposição
A exposição Alagoas Feita à Mão e Brasil Original é uma iniciativa das Inventiveiras, grupo de negócios de artesãs alagoanas, e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae. Até o próximo dia 15 de outubro, os maceioenses poderão conferir o melhor do artesanato alagoano sendo comercializado no Maceió Shopping, localizado no bairro de Mangabeiras.
Veja também
Últimas notícias

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025

Nova convocação da Educação reforça rede municipal com mais 119 aprovados no PSS

Motorista por aplicativo forjou sequestro e incêndio para tentar obter R$ 50 mil de seguro, revelou PC

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em São José da Tapera

Adolescente de 14 anos desaparecida em Arapiraca é encontrada

Com relatoria de deputado alagoano, avança isenção do IR para quem ganha até R$5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
