Bienal do Livro recebe ações do Planta Maceió neste final de semana
O projeto Planta Maceió realiza, neste fim de semana, uma edição especial. Durante a 8ª Bienal do Livro de Alagoas, que acontece até o domingo (08) no Centro de Convenções, a ação da Prefeitura levará três mil mudas de árvores para doação aos visitantes, além de ações educativas e oficinas de brinquedos recicláveis para crianças. A realização ocorre por meio da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e a Ufal, que nesta edição da Bienal reforçou as ações de responsabilidade ambiental no evento.
“Firmamos uma importante parceria com a Ufal, reforçando o apoio da Prefeitura de Maceió à realização da Bienal, e agora ampliaremos o nosso projeto com a doação de mudas aos visitantes deste grande evento. Será uma edição especial, com dois dias de ações educativas e com a entrega de árvores e plantas ornamentais para que a população nos ajude a ampliar o verde no local que vivemos”, explicou Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.
Além da educação ambiental, outro pilar do Planta Maceió é a orientação em relação ao plantio adequado, segundo lembra o secretário. “Toda edição do projeto é acompanhada por agrônomos da Semds, que orientam sobre o tipo de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável”, acrescentou o gestor.
O visitante que receber a sua muda também levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas. “O plantio é importante e deve ser feito com a ajuda dos maceioenses, mas precisa ser feito com a orientação profissional para evitar que, ao crescer, a planta tenha que ser suprimida por prejudicar redes hidráulica ou elétrica, por interferir na infraestrutura ou que tombe, causando prejuízos”, completou Gustavo Torres.
Responsabilidade socioambiental
A realização do projeto Planta Maceió na Bienal do Livro de Alagoas faz parte das ações promovidas pela Ufal para reduzir os impactos ecológicos causados pela estrutura e montagem da feira de livros, assim como pelo uso de energia e outros recursos naturais. Segundo a instituição, materiais recicláveis como plásticos, banners, papéis e vidros serão encaminhados à Cooperativa dos Recicladores de Maceió (Cooplum), responsável pelo recolhimento e tratamento desses resíduos.
“A doação de mudas aos visitantes do evento é uma forma de colaborar com o meio ambiente, de reduzir o impacto provocado durante os dez dias de realização. Estamos bastante satisfeitos com mais esta parceria, pois será um exemplo para Alagoas, para Maceió”, enfatizou a reitora Valéria Correia ao assinar o termo de parceria com o titular da Semds.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
