É lei: bancos em Alagoas terão que receber boletos independente do valor
A Lei é de autoria do deputado Rodrigo Cunha e está vigorando desde dessa segunda-feira (16)
As instituições bancárias em Alagoas estão proibidas por lei de negar ou restringir aos clientes e usuários o atendimento pelos meios convencionais, inclusive guichês de caixas, mesmo na hipótese de atendimento alternativo ou eletrônico.
De acordo com a Lei 7.932, boletos devem ser recebidos pelo caixa independente do valor, de modo que os bancos que realizarem convênio referente ao pagamento de serviços não podem discriminar entre os clientes e os não clientes.
A Lei, que é de autoria do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), foi sancionada pelo governador Renan Filho e está vigorando desde dessa segunda-feira (16), quando publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
“Em vez de ampliar o número de agências para melhorar o atendimento à população, estão empurrando a responsabilidade para correspondentes bancários”, alertou o deputado, acrescentando que é pratica comum dos bancos recusarem contas de água, luz, telefone e outros títulos.
Segundo a publicação no DOE, a lei não se aplica às dependências exclusivamente eletrônicas nem à prestação de serviços de cobrança e de recebimento decorrentes de contratos ou convênios que prevejam canais exclusivamente eletrônicos.
Em caso de descumprimento, o banco pode sofrer sanções previstas no art. 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60.
Últimas notícias
Homem é preso após deixar entregador de lanches baleado no Benedito Bentes
Homem é preso por agredir a esposa no município de Estrela de Alagoas
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
