Encontro discute desafios da assistência farmacêutica em todo País
Nos dias 30 e 31 de outubro, Alagoas receberá o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que tem o objetivo de reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor.
O encontro, que acontece no Ritz Lagoa da Anta, será promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/ Ministério da Saúde), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
Segundo o Secretário da SCTIE, Marco Fireman, o debate é de extrema importância para tratar dos assuntos da assistência farmacêutica que hoje se revela como um grande problema para os municípios e estados, como a judicialização e a burocratização no setor. “Teremos especialistas que irão orientar e discutir com os participantes, questões para melhor a assistência farmacêutica em nosso País, que hoje encontra algumas barreiras. Então, vamos em conjunto levantar o problema e debater, de modo que todos saiam com soluções e propostas que facilitem o trabalho dos estados e municípios e, conseqüentemente, da população que precisa dos medicamentos concedidos pelo SUS”, destacou Fireman.
Questões como gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico fazem parte da programação do Fórum, que contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.
Além da programação prevista, será lançado durante o Fórum o Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais- 2018. “Hoje o SUS tem uma lista de 869 medicamentos disponíveis, ainda assim, o numero de judicialização cresce a cada ano. Precisamos conversar, buscar soluções e instruir os técnicos para evitar que a busca por medicamento acabe na justiça. A população pode e deve ter acesso a esses medicamentos e os médicos e responsáveis precisam conhecer essa relação”, explicou o secretário Marco Fireman.
Conheça a programação do evento e faça a sua inscrição no endereço: www.saude.gov.br/daf
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
