Encontro discute desafios da assistência farmacêutica em todo País
Nos dias 30 e 31 de outubro, Alagoas receberá o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que tem o objetivo de reunir as assistências farmacêuticas de todo País para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios do setor.
O encontro, que acontece no Ritz Lagoa da Anta, será promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE/ Ministério da Saúde), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
Segundo o Secretário da SCTIE, Marco Fireman, o debate é de extrema importância para tratar dos assuntos da assistência farmacêutica que hoje se revela como um grande problema para os municípios e estados, como a judicialização e a burocratização no setor. “Teremos especialistas que irão orientar e discutir com os participantes, questões para melhor a assistência farmacêutica em nosso País, que hoje encontra algumas barreiras. Então, vamos em conjunto levantar o problema e debater, de modo que todos saiam com soluções e propostas que facilitem o trabalho dos estados e municípios e, conseqüentemente, da população que precisa dos medicamentos concedidos pelo SUS”, destacou Fireman.
Questões como gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico fazem parte da programação do Fórum, que contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.
Além da programação prevista, será lançado durante o Fórum o Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais- 2018. “Hoje o SUS tem uma lista de 869 medicamentos disponíveis, ainda assim, o numero de judicialização cresce a cada ano. Precisamos conversar, buscar soluções e instruir os técnicos para evitar que a busca por medicamento acabe na justiça. A população pode e deve ter acesso a esses medicamentos e os médicos e responsáveis precisam conhecer essa relação”, explicou o secretário Marco Fireman.
Conheça a programação do evento e faça a sua inscrição no endereço: www.saude.gov.br/daf
Últimas notícias
Colisão entre motos deixa feridos na AL-115 no município de Palmeira dos Índios
[Vídeo] Suspeito de assasassinato em Arapiraca tetou se livrar da arma na frente da PM
Filho embriagado é preso por agredir a própria mãe no município de Delmiro Gouveia
Jovem é morto a tiros ao parar no sinal em moto por app na parte alta de Maceió
Polícia prende três pessoas por tráfico de drogas no município de Porto Calvo
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
