Assistência farmacêutica vai atender demandas judiciais
A partir desta sexta-feira (15), os alagoanos passam a contar com a Farmácia de Acolhimento. A iniciativa visa garantia o acesso dos pacientes judiciais aos medicamentos e vai funcionar na sede da Diretoria da Assistência Farmacêutica (DAF), situada na Rua Goiás, no Farol.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou o espaço exclusivo para o atendimento das demandas judiciais e tem o objetivo de melhorar o apoio àqueles que precisam de medicamentos de alto custo, assegurando a necessidade do paciente a partir da distribuição dos medicamentos conforme orientação médica.
“O nosso propósito é assegurar que os usuários de medicamentos de alto custo tenham acesso à DAF”, informou a diretora estadual de Assistência Farmacêutica, Erivanda Meireles. Segundo ela, a criação da Farmácia de Acolhimento visa estruturar o atendimento das demandas judiciais, que garante a distribuição gratuita dos medicamentos.
Somada à melhoria no atendimento, a DAF visa também a qualidade do que é ofertado. Prova disso é que o galpão da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) passa a ter seu ambiente climatizado. De acordo com o coordenador administrativo da DAF, Judson Tadeu Holanda, a iniciativa busca a conservação adequada para o medicamento.
“Os medicamentos devem ser conservados conforme a temperatura adequada para garantir sua eficácia”, alertou Holanda. Ele esclareceu que há medicamentos que exigem conservação na temperatura entre 18 e 22 graus e outros na temperatura entre dois e oito graus.
Também com o objetivo de capacitar permanentemente os profissionais da saúde, a DAF amplia a unidade, com a construção de um mini auditório. O espaço recebeu o nome do farmacêutico Clóvis Lorena Cavalcanti Pedroso – que já ocupou o cargo de coordenador da DAF.
A vinda do ministro da Saúde para o seminário foi uma das reivindicações da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago. Segundo a gestora, a expectativa dos secretários é apresentar o excelente desempenho do programa no Estado.
“Desde o início defendemos a implantação do Programa Mais Médicos em Alagoas, devido à necessidade dos municípios em ofertar serviços desses profissionais, especialmente em unidades de saúde descentralizadas e situadas em locais de difícil acesso, como as Zonas Rurais. Em um ano de implantação, já podemos dizer que a estratégia vem promovendo uma verdadeira transformação social nas comunidades que antes sofriam com a ausência do médico para atendimento e hoje já apresentam melhorias significativas nos indicadores de saúde”, avaliou.
Últimas notícias
Mulher fica gravemente ferida após veículo despencar de ribanceira em Matriz de Camaragibe
OMS confirma morte por vírus Nipah em Bangladesh
Adolescente que apanhou do piloto Pedro Turra morre em hospital do DF
Idoso fica ferido após colisão entre carro e bicicleta na BR-316, em Santana do Ipanema
Ibama multa Petrobras em 2,5 milhões por vazamento na Foz do Amazonas
Professora é assassinada a facadas por aluno dentro de faculdade
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Bloco carnavalesco altera trânsito na Pajuçara neste domingo
