Projeto de lei tramita na Câmara para mudar altura das catracas em ônibus de Maceió
As catracas duplas (‘gaiolões’) colocadas nos ônibus de Maceió pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) voltaram a ser discutidas na sessão ordinária da terça-feira (14), na Câmara Municipal. Segundo a SMTT, as catracas foram instaladas para tentar coibir assaltos e evitar que passageiros passem por cima do equipamento sem pagar a tarifa. Por outro lado, os usuários do transporte público na capital têm reclamado do constrangimento de ter que entregar bolsas ou simplesmente não conseguir passar na catraca no caso de pessoas obesas, idosas e com algum tipo de deficiência.
Autor do projeto que tramita na Casa para que as catracas sejam modificadas, o vereador Silvânio Barbosa (PMDB) chegou recentemente de São Paulo, onde foi conferir in loco o funcionamento dos coletivos na capital paulista e cidades metropolitanas.
“É um absurdo que Maceió caminhe na contramão das grandes cidades que possuem milhões de pessoas, como é o caso de São Paulo. Estive em municípios como Jandira, na região metropolitana, e obviamente não há gaiolões como os que a SMTT instalou aqui na capital de Alagoas com o objetivo de coibir roubo e diminuir a quantidade de pessoas que pulam a catraca sem pagar. Entendo a situação, mas nada disso justifica a medida porque, ao contrário de melhorar o serviço, as catracas duplas têm criado muito constrangimento aos usuários que, ainda, têm que pedir aos cobradores para ficar com suas bolsas para poder seguir viagem enquanto brigam com o gaiolão”, afirmou Silvânio Barbosa, que tem utilizado suas redes sociais para ouvir a população.
“Desde que as catracas foram instaladas, eu tenho recebido reclamações. Quase 100% dos que falam no meu facebook e instagram, são contrários e relatam os absurdos que passam com o equipamento. Por isso, elaborei projeto para que, pelo menos, possamos aprovar iniciativa que faça com a SMTT diminua a altura dos gaiolões. Aqui, o serviço é ruim, faltam ônibus para a população, os que existe não têm ar-condicionado e a tarifa é extremamente cara para o que oferecem aos usuários”, avaliou Silvânio Barbosa, autor também de projeto de lei que trata sobre a instalação de botão de pânico nos coletivos para denunciar assaltos em andamento. O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).
Ordem do dia – Além do debate sobre transporte público na capital, os vereadores também deliberaram e aprovaram outros projetos de lei, indicações e requerimentos para melhorar a qualidade de vida do maceioense. Entre eles, requerimento do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) que solicita limpeza geral e pintura do meio-fio no Povoado Pescaria, em Ipioca. Além deste, outro do parlamentar Ronaldo Luz (PMDB) que também pede limpeza, mas no córrego situado na Rua Francisco de Menezes, no Bom Parto.
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
