Polícia Militar inicia “Operação Centro” no comércio de Maceió na próxima sexta-feira, 1º
A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), inicia nesta sexta-feira (1º) a ‘Operação Centro’, com o objetivo de reforçar a segurança da população maceioense durante a época de final de ano. Com aumento da circulação de consumidores pelos centros comerciais, a ação da corporação visa coibir ocorrências de roubos e furtos.
A operação conta com reforço de policiais. Cerca de 80 policiais militares se revezarão diariamente no Centro de Maceió. O trabalho será desenvolvido em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h, inclusive aos sábados e domingos, quando o comércio funcionar. Os militares usarão coletes refletivos para proporcionar à população uma melhor visibilidade.
Também está prevista a instalação de uma Delegacia Móvel, para dar mais agilidade aos trabalhos de quem realiza o serviço ostensivo, quer seja na confecção de Boletins de Ocorrência e TCO, ou mesmo no atendimento ao cidadão, vítimas de roubos e furtos, como também pessoas perdidas e documentos.
O Corpo de Bombeiros Militar disponibilizará uma equipe diária em uma ambulância para atendimento de situações de emergência ocasionadas por aglomerações de pessoas, questões temporais, dentre outras.
O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Neyvaldo Amorim, explica que o foco principal da operação está relacionado à prevenção, visando intensificar ações de segurança pública eficientes para os cidadãos frequentadores do respectivo centro comercial, bem como dos entornos bancários, por meio do Policiamento Preventivo a Pé, Montado e Motorizado, que contam ainda com o reforço da Força Tarefa.
“Este ano teremos também o _‘Comando de Operações do Centro’_, posto de fiscalização que funcionará interligado com o sistema de videomonitoramento do CIODS. Nele os militares estarão acompanhando através de câmeras instaladas no Centro, em tempo real, todo o movimento de transeuntes e possíveis transgressores. Caso seja verificada alguma irregularidade o policiamento da área será acionado para intervir na ação, ocasionando assim um tempo resposta mais rápido para aquele delito”, explicou o comandante.
Os policiais militares que integram a banda de música da PMAL realizarão um show musical, com algumas Retretas Natalinas, para o público que irá prestigiar o evento.
Medidas Preventivas para o cidadão
A participação dos cidadãos é de suma importância para o bom andamento da operação. Confira abaixo algumas medidas preventivas indicadas pela PM para evitar que as pessoas se tornem vítimas em potencial de criminosos:
Não manusear dinheiro nas ruas e, se possível, pagar as contas com cartão;
Evitar locais de aglomerações de pessoas;
Evitar sair às ruas com joias e adereços que chamem a atenção;
Ficar atento aos esbarrões;
Cuidado com a forma de portar ou carregar bolsas e, principalmente,
Cuidados com a utilização do telefone celular, pois as redes sociais fazem com que as pessoas andem nas ruas de forma dispersa, fator que tem contribuído para o aumento de furtos de aparelhos.
Últimas notícias
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Há mais de um ano, médica que matou ex-marido denunciava abusos contra a filha em Arapiraca
Jovem casal é preso acusado de tráfico de drogas no município de Jundiá
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
