Prazo para autorização de festejos no final de ano termina na próxima quinta

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informa que os interessados em realizar eventos ou comercializar produtos nos espaços públicos durante as festividades de fim de ano tem até a próxima quinta feira, dia 7 de dezembro, para solicitar autorização da Prefeitura.
O diretor de Convívio Social da Semscs, coronel Adilson Bispo, ressalta que o prazo legal é de 30 dias antes da data de realização do evento, porém houve prorrogação de uma semana para atender às demandas existentes. “Devem ser obervados os procedimentos legais e a documentação obrigatória, inclusive para quem tem sua propriedade particular e pretende colocar uma tenda ou fechar seus bares e restaurantes com algum tipo de estruturas. Todos devem buscar uma autorização e estar atento à desobstrução do passeio público”, explicou.
Um desses procedimentos é o alvará de autorização dos órgãos competentes. Trata-se de uma autorização condicionada ao cumprimento das determinações legais e, sem ela, corre-se o risco de ser multado, não oferecer segurança aos participantes e até mesmo o cancelamento da atividade.
Na Secretaria, deve ser preenchida uma ficha de requerimento, informando natureza, local, data e horário do evento. Diante disso, será verificado na agenda se aquele espaço está disponível para a data pretendida e, posteriormente, serão explicadas as diretrizes e órgãos municipais e estaduais que devem ser acionados para conseguir a autorização. Uma declaração emitida pela Semscs é obrigatória para apresentar nesses órgãos.
Alguns documentos complementares podem ser necessários, dependendo do tipo de evento a ser produzido, tamanho, atrações, público-alvo, número de pessoas esperadas, finalidades e objetivos. Quando a promoção é feita por associações, deve-se apresentar o estatuto da entidade; em casos de pessoa jurídica, deve-se levar o contrato social. Também é analisada a infraestrutura necessária, a exemplo de trio elétrico, palco, som, utilização de fogos de artifício e guindastes. Assim, existem casos em que pode ser obrigatória a autorização do Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, entre outros órgãos.
O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, alerta que a autorização também é necessária para a atividade de ambulantes durante os festejos. “Eles devem procurar a Secretaria no horário e prazo determinados. O melhor é estar dentro da lei, fazer seu comércio de forma segura, sem obstrução de passeios, observando questões pertinentes à higiene, costumes, segurança e ordem pública”, afirmou.
Nos dois casos – eventos e atividade ambulante – será cobrada uma taxa de uso do solo. Existem casos previstos na lei que podem oferecer isenção, a exemplo dos serviços de interesse da sociedade, eventos religiosos e culturais. A cada evento, um novo alvará deve ser emitido.
Documentação
Os interessados devem dirigir-se até a sede da Semscs, entre 8h e 13h, levando original e cópia de documento de identidade com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e duas fotos 3×4. A Semscs está situada à Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá (próximo ao terminal do VLT).
No momento de preencher a solicitação, é necessário informar o tipo de evento, produto comercializado e localização. A taxa de uso do solo será cobrada de acordo com a natureza do evento, tipo de mercadoria comercializada e tamanho da área a ser ocupada. O cadastro é intransferível e feito somente de forma presencial.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
