Após apresentação no presídio, reeducando tem TCC aprovado
Em iniciativa inédita, corpo acadêmico da Ufal foi até unidade prisional avaliar trabalho

A educação é uma ferramenta essencial para promover a reintegração social dos reeducandos. Para fomentar o acesso ao conhecimento, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Defensoria Pública, oportunizou condições para que um reeducando apresentasse o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Presídio Baldomero Cavalcanti.
O corpo acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve na unidade, avaliou o projeto e aprovou a iniciativa do acadêmico do curso de Engenharia de Agrimensura Éricksen Mendonça, em uma iniciativa inédita. A família do custodiado também esteve presente na apresentação com a autorização da Justiça. O evento foi realizado na terça-feira (5).
"Com essa apresentação, vários paradigmas foram quebrados. Muita gente ainda acredita que ao entrar no sistema prisional a vida do reeducando acabou, mas hoje temos a prova de que não é assim. Os custodiados merecem a oportunidade de mostrar que podem mudar. Só com a união de diversos fatores é possível ressocializar", afirma o genitor do reeducando, Jairo Viana.
A agente penitenciária Silvânia Duarte afirma que a participação dos gestores do sistema prisional e da unidade foram essenciais para que a apresentação acontecesse. "Ao autorizar a entrada do material de estudo do reeducando, a Seris possibilitou que essa conquista fosse alcançada. Hoje, ele atua como multiplicador do conhecimento e ajuda na reinserção social", revela.
O custodiado Éricksen Mendonça explica como se deu o processo para a elaboração do trabalho. "Minha família entrou em contato com o corpo acadêmico da Ufal e os professores indicaram o material para estudo. Assim, eu consegui desenvolver meu trabalho. Além disso, passei a ministrar aulas de alfabetização para outros reeducandos do módulo onde estou", disse.
"Só tenho a agradecer a gestão da Secretaria da Ressocialização pela oportunidade que foi ofertada para concretizar a minha ressocialização e de outros custodiados. Tenho muito interesse em continuar meus estudos, seja em uma nova graduação ou em uma especialização", conclui o mais novo engenheiro de Agrimensura Éricksen Mendonça.
Últimas notícias
Junqueiro realiza abertura da 15ª Semana do Bebê

Macron é barrado em rua de NY para passagem de comitiva de Trump e liga para o presidente dos EUA

Estátua da Havan é destruída após incêndio em Petrolina, PE

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

PM se prepara para 2ª edição de Torneio de Abordagem Policial em Maragogi

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
