Alagoas lidera taxa de mortes por armas de fogo entre menores de 19 anos no Brasil
Estudo sobre o cenário da infância e adolescência no Brasil foi divulgado nesta terça-feira (12)
Alagoas registrou a maior taxa de mortes por armas de fogo entre menores de 19 anos do Brasil, por grupo de 100 mil habitantes. É o que revela um estudo da Fundação Abrinq, divulgado nesta terça-feira (12). O levantamento também mostra que o estado está entre os três onde mais se matam crianças e adolescentes por arma de fogo.
O relatório "A Criança e o Adolescente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Marco zero dos principais indicadores brasileiros", foi elaborado com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), e usou dados do ano de 2015 para traçar as análises.
Alagoas possui a taxa mais alta de homicídios entre crianças e jovens por grupo de 100 mil habitantes. A taxa ficou em 36. Em segundo lugar se destaca Espírito Santo (33,7), e em terceiro Rio Grande do Norte (32,9). "As vítimas têm cor, classe social e endereço. São em sua maioria meninos negros, pobres, que vivem nas periferias e áreas metropolitanas das grandes cidades", diz trecho do relatório.
"Desde a violência doméstica a conflitos armados podem marcar o processo de desenvolvimento comportamental, emocional e psicológico de crianças e adolescentes. As consequências ainda podem marcar de maneiras nefastas e distintas a trajetória individual de meninos e meninas, que podem culminar no envolvimento desses com o 'mundo do crime' ou desencadear uma série de episódios de ansiedade, depressão, agressividade ou até severos traumas psicológicos nesses indivíduos quando adultos", diz o relatório.
Veja também
Últimas notícias
Ceci reúne grande caravana em Atalaia ao lado de Renan Filho e Renan Calheiros
Cafeteria de Maceió é eleita a 2ª melhor do Brasil e entra no Top 15 da América do Sul
Maceió recebe Festival Internacional de Cultura com atrações de quatro países
Rafael Brito garante investimentos para saúde, educação e infraestrutura em Delmiro
Alfredo Gaspar dispara contra Lula: 'É o pai de Lulinha e do Tigrinho'
Mutirão reúne mais de 300 pessoas para exames oftalmológicos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
