Semas orienta sobre doações à população de rua
Preocupada com o aumento no fluxo de pessoas em situação de rua neste final de ano em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) orienta a população a fazer doações através de instituições credenciadas. A doação direta dificulta o resgate do projeto de vida delas e fomenta a permanência na situação de rua.
A Semas mantém uma campanha permanente de orientação à população. O ‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’ tem como objetivo promover a conscientização da população e intensificar o atendimento às pessoas que estão em situação de rua da capital.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar, mas orientar a população a contribuir com o trabalho sistemático que é feito pela Prefeitura de Maceió com este público. “Nós trabalhamos para reconstruir o projeto de vida dessas pessoas e precisamos da colaboração de todos para que essa rede de atendimento dê certo”, disse Celiany.
Para reforçar este trabalho de atendimento à população de rua, a Semas ampliou esta semana o trabalho de Abordagem Social, passando a contar com equipe em horário ampliado, até às 22h, diariamente.
“Já percebemos o aumento no fluxo de pessoas praticando a mendicância na porta de supermercados, farmácias, restaurantes. Entendemos que as pessoas acabam são tocada pela solidariedade, mas queremos orientar a fazer esta doação, pois este ato de doar diretamente, contribui para a permanência das pessoas nas ruas. Paralelo a isso, estamos intensificando as ações nas ruas de Maceió para tentar retirar estas pessoas da situação de vulnerabilidade extrema, oferecendo abrigo e encaminhamentos para a saída de forma consistente da situação de rua”, explicou a coordenadora geral de Atenção à Pessoa em Situação de Rua da Semas, Priscila Guimarães.
Clicando aqui, as pessoas têm acesso a lista com contato de mais de 60 instituições que têm trabalhos voltados para a população em situação de rua.
Serviços
A Semas conta com duas unidades de Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop. No espaço, a população em situação de rua conta atendimento especializado e atividades direcionadas para o desenvolvimento de relações sociais e habilidades pessoais, com o intuito de fortalecer vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Os Centros têm estrutura de apoio de banheiro – com espaço para banho e higiene pessoal -, lavanderia, refeitório, atendimento psicológico e socioassitencial e área de convivência.
A população também pode contribuir, ligando para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas no 0800 284 8048, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social e dois psicólogos, que atendem a demanda de população de rua de toda a cidade.
Inicialmente, a equipe de Abordagem Social identifica a localização das pessoas. Depois, orienta e procura sensibilizar sobre os riscos pessoais e sociais de morar na rua. Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção familiar.
A população de rua em Maceió dispõe ainda de duas unidades de acolhimento institucional. Uma que atende a pessoas adultas em situação de rua e outra voltado para famílias em situação de rua.
Endereços:
CENTRO POP I – Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá.
CENTRO POP II – Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol.
CASA DE PASSAGEM – Professor Manoel Coelho Neto (conhecido como Albergue Municipal) – Avenida Comendador Leão, sem número, no Poço.
CASA DE PASSAGEM FAMILIAR – Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (antiga ladeira da Catedral).
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
