Semas orienta sobre doações à população de rua

Preocupada com o aumento no fluxo de pessoas em situação de rua neste final de ano em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) orienta a população a fazer doações através de instituições credenciadas. A doação direta dificulta o resgate do projeto de vida delas e fomenta a permanência na situação de rua.
A Semas mantém uma campanha permanente de orientação à população. O ‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’ tem como objetivo promover a conscientização da população e intensificar o atendimento às pessoas que estão em situação de rua da capital.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar, mas orientar a população a contribuir com o trabalho sistemático que é feito pela Prefeitura de Maceió com este público. “Nós trabalhamos para reconstruir o projeto de vida dessas pessoas e precisamos da colaboração de todos para que essa rede de atendimento dê certo”, disse Celiany.
Para reforçar este trabalho de atendimento à população de rua, a Semas ampliou esta semana o trabalho de Abordagem Social, passando a contar com equipe em horário ampliado, até às 22h, diariamente.
“Já percebemos o aumento no fluxo de pessoas praticando a mendicância na porta de supermercados, farmácias, restaurantes. Entendemos que as pessoas acabam são tocada pela solidariedade, mas queremos orientar a fazer esta doação, pois este ato de doar diretamente, contribui para a permanência das pessoas nas ruas. Paralelo a isso, estamos intensificando as ações nas ruas de Maceió para tentar retirar estas pessoas da situação de vulnerabilidade extrema, oferecendo abrigo e encaminhamentos para a saída de forma consistente da situação de rua”, explicou a coordenadora geral de Atenção à Pessoa em Situação de Rua da Semas, Priscila Guimarães.
Clicando aqui, as pessoas têm acesso a lista com contato de mais de 60 instituições que têm trabalhos voltados para a população em situação de rua.
Serviços
A Semas conta com duas unidades de Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop. No espaço, a população em situação de rua conta atendimento especializado e atividades direcionadas para o desenvolvimento de relações sociais e habilidades pessoais, com o intuito de fortalecer vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Os Centros têm estrutura de apoio de banheiro – com espaço para banho e higiene pessoal -, lavanderia, refeitório, atendimento psicológico e socioassitencial e área de convivência.
A população também pode contribuir, ligando para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas no 0800 284 8048, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social e dois psicólogos, que atendem a demanda de população de rua de toda a cidade.
Inicialmente, a equipe de Abordagem Social identifica a localização das pessoas. Depois, orienta e procura sensibilizar sobre os riscos pessoais e sociais de morar na rua. Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção familiar.
A população de rua em Maceió dispõe ainda de duas unidades de acolhimento institucional. Uma que atende a pessoas adultas em situação de rua e outra voltado para famílias em situação de rua.
Endereços:
CENTRO POP I – Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá.
CENTRO POP II – Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol.
CASA DE PASSAGEM – Professor Manoel Coelho Neto (conhecido como Albergue Municipal) – Avenida Comendador Leão, sem número, no Poço.
CASA DE PASSAGEM FAMILIAR – Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (antiga ladeira da Catedral).
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
