Após decisão do TJ/AL, o concurso dos cartórios será retomado
A medida atende à decisão proferida na última sexta-feira (15), pelo conselheiro Valdetário Andrade Monteiro

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Leão Praxedes, determinou a continuidade do concurso público para cartórios do Estado, aberto em 2014, mas suspenso desde março de 2015 por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida atende à decisão proferida na última sexta-feira (15), pelo conselheiro Valdetário Andrade Monteiro, que considerou superados todos os entraves para a realização do certame.
“Compulsando os autos, é fácil notar que quando da abertura do concurso havia dúvidas consistentes, especialmente sobre a lista de vacâncias das serventias. Passados mais de três anos do início de sua tramitação, hoje constata-se que as dúvidas, tanto sobre a lista de vacâncias, como também sobre a contratação da empresa Fundepes, foram dissipadas”, explicou o conselheiro na decisão.
“Entendemos que o primeiro concurso para ingresso nas serventias extrajudiciais do Estado de Alagoas tem condições e exigência constitucional para seguir, o que espero seja feito com celeridade e cuidado pelo egrégio Tribunal de Justiça”, completou.
Após a decisão do conselheiro, o desembargador Otávio Praxedes determinou que seja feita a publicação do edital do certame. Foi encaminhado ofício ao desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente da comissão do concurso, para fins de ciência e cumprimento da decisão.
Cartórios vagos
Dados da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, atualizados até 13 de novembro deste ano, apontam que há em Alagoas 200 serventias extrajudiciais vagas. A lista pode ser conferida aqui.
Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar e Carlos Viana fazem reunião reservada com ministro André Mendonça sobre CPMI do INSS

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
