Justiça

Audiências por videoconferência em Alagoas aumentam 71,8% em 2017

Neste ano, foram 2.888 audiências realizadas com a ajuda dessa tecnologia no Estado; objetivo é ouvir réus presos e dar mais celeridade ao andamento processual

Por Dicom TJ/AL 19/12/2017 16h04
Audiências por videoconferência em Alagoas aumentam 71,8% em 2017
Videoconferência vem sendo utilizada para ouvir réus presos em Alagoas. - Foto: Caio Loureiro/TJ-AL

O Poder Judiciário de Alagoas realizou, neste ano, 2.888 audiências por videoconferência. O número é 71,8% maior do que em 2016, quando ocorreram 1.681 em todo o Estado.

De acordo com dados da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça (TJ/AL), as unidades que mais utilizaram a videoconferência foram a 5ª, 8ª 15ª e 17ª Varas Criminais de Maceió, além da 3ª Vara da Comarca de Rio Largo.

Além de acelerar os processos, a videoconferência trouxe economia ao Estado, já que houve redução no transporte de detentos dos presídios para as unidades judiciárias. A tecnologia vem sendo utilizada desde março de 2016 para ouvir réus presos e funciona em todas as Varas Criminais de Alagoas e em unidades do Sistema Prisional. Também funcionará no Centro de Telepresença, que teve ordem de serviço para construção assinada em agosto deste ano. A iniciativa é uma parceira do Poder Executivo estadual, por meio da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), com o TJ/AL.