Estoque de sangue do Hemoal é considerado crítico para o Réveillon
Número de bolsas chegou a 138 nesta terça-feira (26), quando o ideal seriam 300 unidades
Com um estoque de 138 bolsas de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) continua em estado considerado crítico. A assistente social Maria das Graças Padilha informou que o estoque ideal para atender à demanda transfussional da rede hospitalar do Estado, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, são 300 bolsas.
Os números tiveram um aumento em relação à semana passada, que chegou a registrar 90 bolsas no dia 22. “Apesar de o estoque, nesta terça-feira, ter chegado a 138 bolsas, ainda estamos em situação difícil. Com a proximidade das festas de Réveillon, precisamos que a população realize o gesto de doação”, ressaltou Maria das Graças Padilha.
De acordo com o setor de dispensação, durante o feriadão natalino, de sábado a segunda-feira, foram liberadas 21 bolsas para o Hospital Geral do Estado (HGE), além de mais quatro recipientes com os tipos A+, B+ e AB+. Para a assistente social, foi um feriadão tranquilo. A expectativa, porém, é que a demanda no feriadão de Ano Novo seja maior.
Presente ao Hemoal nesta terça-feira estava Manuel da Silva, de 54 anos, residente da cidade de Capela. Ele veio a Maceió doar sangue no Hemoal Trapiche para seu filho que se encontra internado no HGE. “É a primeira vez que doei sangue e fui muito bem atendido por todos aqui”, declarou o pai do garoto.
Critérios para doação
Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.
“No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Locais de doação
Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 17h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.
Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
