Hemoal e Hemoar promovem campanha de doação de sangue
Ação ocorre desta terça (21) até o sábado (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue
Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam, nesta terça-feira (21), uma campanha de doação de sangue para atender as transfusões do fim de ano. A ação, que irá contemplar cada doador com uma camisa confeccionada em homenagem à Semana Nacional do Doador de Sangue, será encerrada na sexta (24), em Arapiraca, e no sábado (25), em Maceió.
Por meio da iniciativa, o Hemoal e Hemoar esperam dispor de uma estoque estratégico, uma vez que, durante o mês de dezembro, as doações de sangue sofrem drástica redução, em razão das férias e das confraternizações. Por outro lado, a ocorrência de acidentes de trânsito aumenta, segundo apontam o histórico de anos anteriores, mediante dados os hospitais de urgência e emergência.
“Historicamente temos um aumento no consumo de sangue no último mês do ano e, paralelamente, ocorre queda no número de doações. Por isso, a necessidade de realizarmos uma campanha de prevenção, que também tem o propósito de homenagear os doadores voluntários, cujo gesto pode salvar até quatro vidas”, justifica a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Postos de Coleta
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h. Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca.
Quem pode doar sangue
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
