Hemoal e Hemoar promovem campanha de doação de sangue
Ação ocorre desta terça (21) até o sábado (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue
Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam, nesta terça-feira (21), uma campanha de doação de sangue para atender as transfusões do fim de ano. A ação, que irá contemplar cada doador com uma camisa confeccionada em homenagem à Semana Nacional do Doador de Sangue, será encerrada na sexta (24), em Arapiraca, e no sábado (25), em Maceió.
Por meio da iniciativa, o Hemoal e Hemoar esperam dispor de uma estoque estratégico, uma vez que, durante o mês de dezembro, as doações de sangue sofrem drástica redução, em razão das férias e das confraternizações. Por outro lado, a ocorrência de acidentes de trânsito aumenta, segundo apontam o histórico de anos anteriores, mediante dados os hospitais de urgência e emergência.
“Historicamente temos um aumento no consumo de sangue no último mês do ano e, paralelamente, ocorre queda no número de doações. Por isso, a necessidade de realizarmos uma campanha de prevenção, que também tem o propósito de homenagear os doadores voluntários, cujo gesto pode salvar até quatro vidas”, justifica a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Postos de Coleta
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h. Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemoar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca.
Quem pode doar sangue
Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
