Hemoal cadastra voluntários em shopping para doação de medula óssea
Ação ocorre nesta quarta-feira (29), das 10h às 16h, no Parque Shopping, ao lado da loja Tokstok

Com o propósito de aumentar o número de alagoanos inscritos no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que corresponde a 40.873 pessoas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove uma campanha para cadastrar voluntários. A ação acontece nesta quarta-feira (29), das 10h às 16h, ao lado da loja Tokstok do Parque Shopping, localizada no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
Com a iniciativa, o Hemoal espera aumentar as chances de encontrar um doador compatível para os pacientes que estão esperando um transplante de medula óssea. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada 100 mil doadores, apenas um será compatível com um receptor, a exemplo da pequena Carolina Cavalcante, de apenas quatro meses, que é acometida pela imunodeficiência combinada grave, doença que a deixa sem imunidade e a faz necessitar de um transplante de medula óssea.
“Para pacientes como a pequena Carolina, a única alternativa para salvar a vida é um transplante de medula óssea. Daí a necessidade de aumentarmos o número de alagoanos cadastrados no Redome, para termos mais chances de encontrarmos um doador compatível”, evidenciou a assistente social do Hemoal, Régia Peixoto.
Como se cadastrar
Para ser um doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF e a Carteira de Identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.
Após o mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Por meio deste procedimento, será atestado se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação.
Para se cadastrar no Redome, basta se dirigir ao Hemoal Trapiche, que funciona ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. No interior do Estado, o cadastro pode ser realizado no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barboza, no Centro, que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
Como ocorre a doação
Em caso de compatibilidade, segundo a assistente social do Hemoal, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor. “O procedimento consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, onde será retirado um líquido esponjoso que, será transplantado”, explicou Régia Peixoto.
Veja também
Últimas notícias

Descartada suspeita de intoxicação por metanol de jovem no interior de Alagoas

Turismo diferente: parentes viajam à Colômbia para se submeter juntos a cirurgias plásticas no valor de R$ 360 mil

Yuri Lima apaga todas as fotos com Iza nas redes sociais

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta Av. Josefa de Melo, em Maceió

Dentista de Arapiraca é investigada por usar silicone industrial e necrosar glúteos de pacientes

Polícia apura se morte de ‘Bruxo’ dentro de igreja foi retaliação por outros crimes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
