Governo recua e não vai publicar novo decreto de indulto de Natal
O ministro Torquato Jardim afirmou que novo texto só será publicado após decisão do plenário do STF sobre o tema
A polêmica em torno do decreto sobre o indulto (perdão da pena) de Natal assinado pelo presidente Michel Temer continua. Um dia após o texto ser suspenso pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e tachado como tentativa de “barrar” a Operação Lava Jato pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o governo federal se pronunciou oficialmente sobre o caso nesta sexta-feira (29/12).
O ministro Torquato Jardim afirmou que novo decreto só será publicado após decisão do plenário do STF sobre o tema. Entre as justificativas usadas pela presidente do STF para o veto está a hierarquia criada entre os poderes Executivo e Judiciário. Antes da suspensão, Torquato declarou que o governo não recuaria, “salvo por ordem judicial”.
Em nota divulgada nesta sexta, o Ministério da Justiça afirmou que o indulto é uma medida “humanitária”, praticada há anos e que favorece condenados por crimes não violentos. A Pasta também fez questão de salientar que “jamais praticou ato qualquer de restrição ou inibição à operação Lava Jato. Ao contrário, apoia todas as investigações em curso.”
Interlocutores mais próximos a Temer dizem que a ordem de fazer um novo texto com base em critérios estabelecidos pelo STF já foi dada, mas o tema é delicado e qualquer decisão tem de ser bastante articulada para evitar desgaste institucional. Fontes ligadas ao presidente defendem, inclusive, que se busque “um diálogo” com a ministra Cármen Lúcia antes de qualquer nova decisão do governo.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
