Navio Varredor Albardão atraca no Porto de Maceió para visitação
Estará atracado no Porto de Maceió, no período de 12 a 16 de janeiro e aberto à visitação pública nos dias 13 e 14, das 14h às 17h, o Navio-Varredor Albardão (M-20), subordinado ao Comando da Força de Minagem e Varredura, sob competência do Comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN).
O Navio desloca 253 toneladas, mede 47,2 metros de comprimento e atinge velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41km/h). Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuar em minas (explosivos submarinos) de influência magnética, tem como atividade principal a realização de varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.
Componente Operativo da Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações das Forças Navais.
O Navio-Varredor desatracou da Base Naval de Aratu, Salvador-Bahia, no dia 11 de janeiro, para realizar exercícios e adestramentos, com ênfase nas Contramedidas de Minagem (CMM) e no aprimoramento do nível de adestramento do Navio.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
