Secretaria oferece testes rápidos de HIV a aprovados na UFAL
reação ocorrerá no suporte de plástico, onde será revelado o resultado

Durante o acolhimento dos estudantes ingressantes na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 2017.2, nesta quinta-feira (25), os feras poderão realizar testes rápidos para o diagnóstico do HIV. A Secretaria Municipal de Saúde vai ofertar os exames, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA) do Programa IST/AIDS que estará situado Centro de Interesse Comunitário (CIC) da Ufal, das 8h30 às 13h.
De acordo com a Coordenação do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids, serão levados 200 kits do Fluído Oral para testagem. O resultado sai em 15 minutos e ali mesmo o paciente recebe o serviço de aconselhamento necessário. Os testes rápidos são uma forma de detectar as doenças de forma precoce.
A coordenadora do Programa, Tereza Carvalho, destacou que além da realização dos testes, serão distribuídos preservativos e a equipe vai orientar os estudantes. “É importante que a Saúde vá até esses jovens que, em sua maioria, já iniciaram a vida sexual e nem sempre estão atentos aos riscos. A faixa etária de 15 a 45 anos é a mais afetada pelas DSTs, por isso é muito importante informar sobre os riscos, orientá-los para o sexo seguro”, salientou.
O trabalho de prevenção é realizado pela Saúde de Maceió durante todo o ano, com orientações nas comunidades e a oferta de testes rápidos. Por mês, a Central de Abastecimento Farmacêutico distribui cerca de 800 mil preservativos para as Unidades Básicas de Saúde, que, por sua vez, disponibiliza para população.
Como é feito o teste com fluído oral?
Com a haste coletora, a pessoa deve extrair o fluido da gengiva e da mucosa da bochecha, colocá-la na solução e esperar 30 minutos. A reação ocorrerá no suporte de plástico, onde será revelado o resultado. Se aparecer uma única linha vermelha, significa que o fluido não é reagente. Se apareceram duas linhas vermelhas, quer dizer que na amostra há anticorpos anti-HIV e o teste é positivo.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
