Conheça o único local de Alagoas que fabrica calçados para pessoas com hanseníase
Trabalho artesanal feito por técnico especializado

As pessoas que têm hanseníase precisam, em muitos casos, utilizar sapatos, palmilhas ou acessórios especiais. Em Alagoas, Arapiraca é o único município onde esses calçados são fabricados e entregues gratuitamente, assistência disponível no Centro de Referência Especializada de Arapiraca (CRIA),
Segundo a prefeitura arapiraquense, a única oficina que atualmente funciona no estado para a confecção desses materiais fica sob a responsabilidade de José Elias de Lima, técnico em prevenção de incapacidade física da hanseníase.
O especialista no trabalho artesanal, feito sob medida, explica que a confecção do calçado ou acessório depende de indicação da equipe de saúde responsável por identificar as necessidades do paciente.
Com base nos dados passados a ele, José Elias define os pontos para maior amortecimento dos impactos do caminhar.
A oficina funciona no setor de tratamento da Hanseníase do CRIA, centro que conta com estrutura de apoio e equipe de saúde, com médico e enfermeiro, pessoal responsável pela triagem e identificação das necessidades de cada paciente.
De acordo com Karlisson Valeriano, médico da família, que atua no programa de hanseníase da prefeitura de Arapiraca, a oficina é de fundamental importância para o tratamento dos pacientes.
“Usar calçados e acessórios especiais se deve pelo fato de, em muitos casos, pessoas com hanseníase desenvolvem uma neuropatia específica – um comprometimento ou lesão no nervo que chega até os pés”, explicou o médico.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió e solicita concurso público para a Polícia Penal

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
