Pernambuco tem o primeiro caso de febre amarela confirmado
Até o momento, o estado de Pernambuco conta com quatro casos notificados de febre amarela, sendo três descartados e um confirmado
Nesta sexta-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu o resultado laboratorial para febre amarela dos dois pacientes residentes em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, e notificados no fim de janeiro após visita à área de risco de transmissão da doença no Estado de São Paulo. A criança teve o resultado negativo. Já o seu pai teve confirmação laboratorial para febre amarela. O homem, de 45 anos, recebeu alta médica desde o dia 29 de janeiro, encontra-se bem e fora do período de viremia (sem o vírus no organismo) e contraiu a doença em São Paulo.
A SES ressalta que já realizou capacitação com os profissionais de saúde e da rede hoteleira do município de Bezerros e das demais cidades da 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru.
Até o momento, o estado de Pernambuco conta com quatro casos notificados de febre amarela, sendo três descartados e um confirmado. Todas as ocorrências foram importadas, de indivíduos que estiveram em áreas de risco. Vale ressaltar que essa confirmação não caracteriza a entrada do vírus da febre amarela em Pernambuco, que permanece sem registro de casos autóctones (aqueles em que a infecção se originou no próprio Estado) nem da circulação viral por meio de mosquitos ou primatas não humanos infectados.
EXAMES
A SES ainda informa que, a partir da próxima semana, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) vai começar a realizar os exames sorológicos (IgM) para a febre amarela. Com a medida, as amostras de casos suspeitos não precisarão ser encaminhadas para os laboratórios nacionais de referência, sendo analisadas no próprio Estado e diminuindo o tempo de espera pelos resultados.
Veja também
Últimas notícias
Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU
Mulher morre em grave colisão registrada no Sertão de Alagoas
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 72 milhões
'Boi-Bumbá', obra do mestre João das Alagoas é incendiada na orla de Maceió
Carro colide contra residência e condutor fica ferido município de Porto Calvo
Homem esquece panelas no fogo e é resgatado de comôdo em chamas em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
