Violência sexual: Justiça mantém determinação para implantação de Centro Especializado
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes, manteve a liminar que determina a implantação do Centro Especializado de Atendimento Integrado em Saúde (Cais Saúde), voltado para vítimas de violência sexual. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de segunda-feira (19).
O Estado de Alagoas ingressou na Justiça pedindo a suspensão da referida liminar, concedida em outubro do ano passado pela 18ª Vara Cível de Maceió. Segundo o ente público, há dois hospitais capacitados para o atendimento de vítimas de violência sexual, contando com equipe multidisciplinar. Sustentou ainda que as despesas na área de saúde já são enormes e que, pela redução sofrida no orçamento estadual, não se mostra razoável exigir a implantação do Cais no prazo determinado (90 dias).
De acordo com o desembargador, o Estado não pode defender que o prazo de 90 dias é exíguo, já que o projeto para implementação do centro especializado tem mais de dois anos. “A decisão judicial simplesmente determinou o cumprimento de projeto previamente discutido, analisado e elaborado desde julho de 2015 pela própria administração pública, que havia se comprometido com a racionalização da política pública relacionada ao atendimento às vítimas de violência sexual, tendo-o feito justamente com a consideração de que seria necessário e adequado criar o Cais Saúde, devido às vantagens em se estabelecer o atendimento em centro especializado”.
Para o presidente do TJ/AL, as despesas decorrentes da implantação e manutenção do Cais Saúde já foram analisadas e planejadas “sendo de total conhecimento do ente público há bastante tempo, motivo pelo qual não vejo como deferir o pedido de suspensão”.
Ainda segundo o desembargador, a suspensão da liminar traria danos à coletividade, na medida em que há necessidade de se tutelar de forma especializada a situação das vítimas de violência sexual no Estado.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
