Silvania Barbosa alerta empresários do ramo sobre vantagens de Wi-Fi em ônibus
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na quarta (21)
A vereadora Silvania Barbosa (PRB) se pronunciou durante sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Maceió, para tratar de seu projeto de lei aprovado em segunda discussão na tarde de ontem (21) - por unanimidade - e que prevê a implantação de Wi-Fi, nos ônibus urbanos de Maceió.
Depois de defender em tribuna com veemência o democrático projeto, a edil deu concedeu entrevista à imprensa afirmando que caso o projeto seja vetado pela Prefeitura, ela lutará para derrubar o veto.
A parlamentar mirim ainda usou as redes sociais para divulgar sua impressão do tema e da polêmica que o envolve e acalmou os usuários sobre a possibilidade de novo aumento da passagem - o que ela descartou - esclarecendo que os custos deverão ser de responsabilidade do setor, sem ônus para a população.
Leia post na íntegra:
A polêmica que envolve a implantação de Wi-Fi nos ônibus de Maceió me causa estranheza, uma vez que o setor foi beneficiado recentemente com a aprovação do aumento da tarifa. O benefício que propomos tem o objetivo de incentivar o setor e proporcionar melhoria do transporte público, melhorando o serviço prestado pela população.
Os usuários não devem ficar aflitos com a proposta, por que cobrar melhorias dos serviços públicos é função dos vereadores. Temos ônibus caros e sucateados. Um dos argumentos dos empresários desse setor para aumentar a passagem é que os usuários estão procurando outras alternativas de transporte urbano, inclusive alternativas não regulamentadas. Se as empresas não querem perder clientes precisam melhorar o serviço. Não é só aumentar a passagem, tem que oferecer algo em troca para justificar o aumento. Quando essa Casa propôs ar-condicionado nos ônibus foi a mesma coisa.
Não tenho informações sobre qualquer pronunciamento do setor sobre o projeto aprovado ontem, mas normalmente os empresários esperneiam dizendo que não têm condições e sempre reclamam dizendo que o setor está em declínio, mas quando foi aberta licitação todas as empresas que atuavam em Maceió se inscreveram para participar do processo. Que crise é essa que você insiste em renovar participação de mercado?
No meu entendimento, quando os empresários estão em crise nos seus setores costumam fechar as portas, migrar para outras atividades ou buscar alternativas, melhorando o serviço e reduzindo os custos, como fizeram com aquela catraca suspensa - que na minha opinião é absurda - mas a Prefeitura consentiu. Não quero o desemprego dos pais de família que trabalham para o setor, mas os empresários fazem o que querem, sem interferência de nenhum poder. Se estivessem em crise e a situação financeira fosse tão ruim assim eles largavam a ‘fatia do bolo’.
Não deveríamos discutir uma proposta de melhoria de serviço público apresentada por uma vereadora. Não sou eu quem tem que ser colocada contra a parede por uma proposta inovadora no município.
O que acontece é que as planilhas de custos apresentadas pelos representantes das empresas nunca são claras e está na hora de a sociedade saber qual é a despesa e receita real dessas empresas e se o valor cobrado pelas passagens é realmente justo. Sempre que propomos melhorias os empresários esperneiam ameaçando revisão do valor da passagem. No lugar desses empresários eu me anteciparia e ofereceria o serviço antes mesmo de o prefeito vetar ou sancionar a proposta. O serviço seria um diferencial e atrairia antigos passageiros que não fazem mais uso do ônibus como transporte público. Não é isso que eles querem? Que os passageiros voltem a usar ônibus e não usem clandestinos?
Investir em melhorias é ação básica para quem quer se manter no mercado. O meu trabalho é fiscalizar e ouvir os anseios da sociedade e tenho tentado fazer do melhor modo possível. Que os outros setores façam o mesmo. Essa é a regra do jogo.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
