Semas comemora direito à troca de nome sem mudança de sexo
A decisão também determina que não é mais necessário ter uma autorização judicial para fazer a mudança
No último dia 1°, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que pessoas transexuais e transgêneros têm o direito de alterar nomes e gênero no registro civil sem a necessidade de passar por cirurgia de mudança de sexo e sem apresentar laudo médico pericial. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comemora o avanço na luta pelos direitos das pessoas LGBT.
Para o coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, Roberto Junior, é um grande avanço. “É uma garantia que transexuais e transgêneros terão de usar seu nome real, que era conhecido como Nome Social, na Certidão de Nascimento, Identidade e em outros documentos. O ponto positivo é que não será necessária a realização de cirurgia, nem frequentar os departamentos de psicologia ou de especialidades médicas para ter sua identidade reconhecida”, ressaltou.
A decisão também determina que não é mais necessário ter uma autorização judicial para fazer a mudança, ou seja, a pessoa interessada deverá se dirigir a um cartório para solicitar a mudança no registro civil e não precisará comprovar sua condição, que deverá ser atestada por autodeclaração. O STF ainda não definiu a partir de quando o serviço estará disponível nos cartórios.
“Travestis, transsexuais e transgêneros vão poder requerer no cartório a mudança do nome no registro de nascimento. Esperamos que os cartórios estejam prontos para receber esse público e estejam conscientes desse direito que essas pessoas conquistaram de mudar o nome no registro civil”, ressaltou Roberto Junior.
O Supremo Tribunal Federal não determinou idade mínima para requerer a mudança do registro civil.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
