Trump anuncia troca de secretário de estado pelo Twitter

O presidente Donald Trump, usou o Twitter para anunciar hoje (13) o novo secretário de estado norte-americano. Em uma mensagem na rede social, Trump escreveu que o ex-diretor da CIA, Mike Pompeo, assume o lugar de Rex Tillerson.
"Mike Pompeo, diretor da CIA, vai se tornar nosso novo Secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado, Rex Tillerson, por seu serviço! Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo. Parabéns a todos!"
A mudança foi anunciada em meio a um momento de grandes expectativas na política externa dos Estados Unidos, e Tillerson vinha preparando negociações e acercamentos com a Coreia do Norte. Os dois países já confirmaram que Donald Trump e Kim Jong Un estão preparando um encontro.
Rex Tillerson não vinha de uma carreira política tradicional, mas sim da área de comércio internacional. Ele assumiu a secretária de estado na posse de Trump no ano passado. Na época foi apontado como um profundo conhecedor da Rússia e com acercamentos ao presidente russo Vladmir Putin.
Á frente da secretaria de Estado, adotou uma postura discreta e em vários momentos "apagou incêndios" causados pelas polêmicas declarações do presidente Trump. Foi ele quem após os debates da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro do ano passado, disse que já vinham sendo estabelecidos canais secretos de acercamentos diretos entre Estados Unidos e Coreia do Norte.
Na sexta-feira passada, Trump já havia pedido a saída de Tillerson, ordenando que ele regressasse de uma viagem à África. A imprensa americana como Washington Post e a CNNouviram funcionários do governo norte-americano, que confirmaram que Trump vinha se indispondo com alguns pontos de vista de Tillerson
Para Trump, Tillerson vinha agindo de maneira "radical" sobre alguns de seus pontos de vista.
Mike Pompeo fez carreira militar nos Estados Unidos antes de atuar na agência de espionagem.
Últimas notícias

Cabo Bebeto ironiza crise do PT nas eleições internas: “Entre o lado A e o lado B, eu tô do lado da briga”

Abastecimento é suspenso em 14 municípios do Sertão para obras na Bacia Leiteira

Caminhão tomba e deixa condutor ferido na BR-416, em Colônia Leopoldina

Mais de 25 mil famílias alagoanas recebem apoio do Garantia-Safra

Rotam apreende arma, drogas e recupera veículo roubado durante ocorrências em Maceió

OAB Alagoas já recebeu 45 denúncias de maus-tratos a animais em 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
