Equipes do Ronda no Bairro encontram criança perdida na Jatiúca
Mãe pediu ajuda aos agentes de proximidade e o passeio em família teve um final feliz

“Eu me desesperei. Em uma fração de segundo, meu filho não estava mais na minha frente, andando de bicicleta. Eu comecei a procurar e não consegui encontrá-lo, foi nesse momento que pedi ajuda aos policiais do Ronda no Bairro”, relatou Yêda Moura Bonfim, mãe de D.M.B, de 7 anos. Passear pela orla da praia de Jatiúca é algo normal no dia a dia da família, mas na noite da segunda-feira (26), a diversão teve momentos de desespero.
Após o pedido da mãe, todas as guarnições do perímetro onde a criança havia se perdido entraram em alerta e iniciaram uma varredura na região e conseguiram encontrar o menino nas imediações do Corredor Vera Arruda.
“Eu só tenho a agradecer a vocês do Ronda, todos foram muito solícitos comigo. Acalmaram-me e imediatamente começaram a procurar pelo meu filho e o encontraram. Com certeza eu me sinto mais segura com a presença do policiamento e eu pude ver o quão eficiente é o trabalho desenvolvido por vocês”, comemorou Yêda.
Um dos objetivos dos agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro é criar vínculos com a população, é tornarem-se referência de cuidado e proteção para moradores, comerciantes, frequentadores e turistas nos seus territórios de atuação. Desde o último dia 10, 132 agentes de proximidade atuam nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.
“Toda a tropa ficou muito feliz com o desfecho positivo da ocorrência. Poder ajudar as pessoas é extremamente gratificante para nós e a sociedade pode contar conosco em qualquer situação”, concluiu o tenente RR Vieira, um dos comandantes do Ronda no Bairro na orla de Maceió.
Além do patrulhamento de proximidade, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social, composta por psicólogas e assistentes sociais. As profissionais têm a responsabilidade de realizar diagnósticos socioculturais nos territórios, articular parcerias para requalificação de espaços mútuos degradados e para a realização de atividades esportivas e artísticas nesses ambientes.
O programa
O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Ele tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa e, desde o dia 4 de janeiro, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço, com a aprovação d o sistema de segurança pela população.
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
