Câmara de Maceió se filia à Uveal e fortalece movimento municipalista
Convênio entre os presidentes Kelmann Vieira e Fabiano Leão foi assinado na manhã desta segunda, na sede do Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Maceió passa, a partir desta segunda-feira (2), a integrar a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) como nova filiada. Convênio assinado entre os presidentes do Poder Legislativo municipal, Kelmann Vieira (PSDB), e o da Uveal, Fabiano Leão (MDB), assegura a participação da Câmara da capital na entidade representativa dos vereadores e o fortalecimento do movimento municipalista no Estado.
Para tanto, após assembleia que deliberou pela mudança e de análise e parecer jurídico, o estatuto da União dos Vereadores foi alterado, permitindo o ingresso da Câmara de Maceió, que reforçará o quadro de filiados e a atuação da entidade em Alagoas.
Fabiano Leão, que assumiu a presidência da Uveal em setembro do ano passado, destaca o empenho do vereador Kelmann Vieira para que o convênio fosse assegurado e disse que o diálogo foi fundamental. “Há muitos anos que a Câmara de Maceió não integrava os quadros da Uveal. Graças ao esforço do presidente Kelmann Vieira isso foi possível. A Câmara de Maceió é a maior do Estado e com essa parceria vamos fortalecer mais o nosso trabalho parlamentar e o municipalismo”, ele afirma.
O primeiro secretário da Uveal, vereador por Chã Preta Victor Canuto (MDB) observa que a troca de experiência com os vereadores da capital será fundamental. “Os vereadores de Maceió têm essa grandeza e humildade ao mesmo tempo de se comparar a todos os demais vereadores do Estado. E neste sentido, o interesse do vereador Kelmann Vieira foi decisivo e contribuiu muito para esse momento”, ele afirma.
VEZ E VOZ - O presidente Kelmann Vieira destaca o momento ao reencontrar o amigo e conterrâneo de Arapiraca, Fabiano Leão, e diz que por ser a maior Câmara de Alagoas era importante essa reaproximação e sobretudo a participação. “A Uveal é uma entidade que congrega todos os vereadores e a integração entre eles significa o fortalecimento do Poder Legislativo municipal no Estado. A participação sempre deve ser de todos”, ele pontua.
Para Kelmann Vieira, “era inconcebível a Câmara de Maceió não participar de uma entidade tão importante como a Uveal. Então, o presidente Fabiano Leão nos procurou, o setor jurídico conversou e tiveram esse entendimento de mudar o estatuto, possibilitando que a Câmara de Maceió pudesse se filiar à Uveal e agora a gente ter mais um instrumento de discussão para que possamos fortalecer o nosso Poder Legislativo municipal. Para mim, é motivo de grande satisfação, receber o presidente da Uveal, o secretário, num ato simbólico mas que tem uma representatividade muito importante para todos nós. Com esse documento que estamos recebendo, vamos de uma vez por todas ter vez e voz na Uveal”, diz.

Veja também
Últimas notícias

Júlio Cezar tenta reaproximação com vereadores de Palmeira dos Índios de olho em 2026

Saiba como votaram os deputados de AL no projeto que aumenta o número de vagas na Câmara Federal

Em Alagoas, 86 mil eleitores podem ter o título cancelado por ausência em três turnos consecutivos

Câmara aprova criar 18 vagas de deputados com custo anual de R$ 64 milhões

Abandono afetivo de incapaz pode se tornar crime no Brasil

Comissão da Câmara retoma análise de recurso que pode suspender ação de golpe no STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
