Trânsito

Dirigir com o braço para fora do veículo gera multa e pontos na CNH

Dirigir falando ao celular, com cigarro na mão, fazendo maquiagem ou ainda comendo e bebendo enquanto mexe no volante também gera infração

Por Assessoria 11/04/2018 09h09
Dirigir com o braço para fora do veículo gera multa e pontos na CNH
Na direção, o fumante deixa apenas uma das mãos ao volante - Foto: Reprodução/internet

Um hábito muito comum entre os motoristas é dirigir com o braço para fora do veículo ou com apenas uma das mãos ao volante. Mas esses costumes podem sair caro para o motorista, já que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para o infrator. Essa mania pode também causar acidentes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração média dirigir com o braço do lado de fora do veículo (art. 252, inciso I) ou com apenas uma das mãos ao volante (art. 252, inciso V). O valor da multa é de R$ 130,16, além de gerar 4 pontos na carteira de habilitação do condutor.

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC-AL), João Batista Neto, diz que o sindicato apoia as regulamentações que foquem na redução do índice de acidentes, principalmente, quando há negligencia por parte dos motoristas.

“Tudo que vier para regulamentar uma condução mais segura, uma condução focada no trânsito, focada nos princípios estabelecidos pelo código de trânsito é bem vista. Até porque essas iniciativas irão, com certeza, contribuir de forma positiva para redução de acidentes”, frisou.

As únicas exceções descritas no CTB são para sinalizações regulamentares de braço, troca de marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. São ainda, passiveis de multa, dirigir falando ao celular, fazendo maquiagem, se alimentar e beber enquanto mexe no volante. Outro perigo é fumar ao mesmo tempo que dirige, pois desvia a atenção do condutor.

João Batista Neto, acrescenta falando que “além de ser ilegal e passível de multa, essa prática é muito perigosa, pois esses condutores assumem uma condição inadequada ao volante, o que reduz a capacidade de reação caso seja necessário, o que pode causar acidentes”.