Dirigir com o braço para fora do veículo gera multa e pontos na CNH
Dirigir falando ao celular, com cigarro na mão, fazendo maquiagem ou ainda comendo e bebendo enquanto mexe no volante também gera infração
Um hábito muito comum entre os motoristas é dirigir com o braço para fora do veículo ou com apenas uma das mãos ao volante. Mas esses costumes podem sair caro para o motorista, já que o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para o infrator. Essa mania pode também causar acidentes.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é infração média dirigir com o braço do lado de fora do veículo (art. 252, inciso I) ou com apenas uma das mãos ao volante (art. 252, inciso V). O valor da multa é de R$ 130,16, além de gerar 4 pontos na carteira de habilitação do condutor.
O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC-AL), João Batista Neto, diz que o sindicato apoia as regulamentações que foquem na redução do índice de acidentes, principalmente, quando há negligencia por parte dos motoristas.
“Tudo que vier para regulamentar uma condução mais segura, uma condução focada no trânsito, focada nos princípios estabelecidos pelo código de trânsito é bem vista. Até porque essas iniciativas irão, com certeza, contribuir de forma positiva para redução de acidentes”, frisou.
As únicas exceções descritas no CTB são para sinalizações regulamentares de braço, troca de marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. São ainda, passiveis de multa, dirigir falando ao celular, fazendo maquiagem, se alimentar e beber enquanto mexe no volante. Outro perigo é fumar ao mesmo tempo que dirige, pois desvia a atenção do condutor.
João Batista Neto, acrescenta falando que “além de ser ilegal e passível de multa, essa prática é muito perigosa, pois esses condutores assumem uma condição inadequada ao volante, o que reduz a capacidade de reação caso seja necessário, o que pode causar acidentes”.
Veja também
Últimas notícias
Uneal divulga resultado provisório da isenção de taxa na inscrição para concurso
Marina Candia leva Olhar da Gente ao Feitosa e amplia acesso à saúde na comunidade
Foragida da Justiça é presa ao ser reconhecida por câmeras da SSP em Maceió
Motorista perde controle de caminhonete e cai em ribanceira na AL-220, em Batalha
Palmeira dos Índios se prepara para receber incubadora de comunicação comunitária
Assembleia Legislativa convoca eleição para 1º vice-presidente da Mesa Diretora
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
