Rua 16 de Setembro, na Levada, passará por reordenamento
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) iniciou as ações para remoção dos ambulantes que trabalham na Rua 16 de Setembro, nas imediações do antigo Cinema Ideal, no bairro da Levada. O objetivo é desobstruir as calçadas e a pista para que os ônibus voltem a circular pelo local. O processo de diálogo teve início na semana passada, quando técnicos da secretaria conversaram e fizeram o cadastro dos cerca de 30 ambulantes da região.
Na última terça feira (17), os ambulantes receberam notificação para desocuparem a área. Na quinta feira (19), participaram de reunião na sede da Semscs, quando o projeto de reordenamento foi apresentado. Durante a reunião, que contou com a presença da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), eles receberam orientações pertinentes à legislação municipal e conheceram os detalhes do projeto, além de formarem uma comissão que vai acompanhar as etapas de realocação.
O diretor de Convívio Social da Semscs, coronel Adilson Bispo, informou que, após a reunião, técnicos da Semscs fizeram visita técnica ao local e ficou acordado com a comissão eleita que será realizada uma nova reunião para definir metragem, equipamentos e data da realocação. “Vamos desobstruir o local, sem prejuízo aos ambulantes. Eles vão continuar trabalhando para tirar seu sustento e de suas famílias. Estamos com um trabalho colaborativo”. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes de Maceió, Antonio Pedro dos Santos, acredita que é uma ação positiva. “Deve permanecer sempre esse diálogo do poder público com a categoria”, afirma.
O assessor técnico da SMTT, Silvio Sarmento, salientou que a importância da liberação da via é proporcionar às pessoas que estão no Centro da cidade uma opção mais rápida de se conduzirem para os bairros da orla lagunar, tanto em veículos de passeio quanto no transporte público. “Além de ajudar a combater o transporte clandestino, um mal que oferece risco à população e vem causando problemas ao sistema de transporte de Maceió”, informa.
Nos próximos dez dias deve ser iniciada a remoção dos ambulantes que comercializam produtos como frutas, verduras e lanches, entre outros, e serão realocados para uma área próxima ao terminal do VLT no Mercado. De acordo com o projeto da SMTT, uma parte da mureta de contenção da CBTU deve ser demolida para abrir espaço à circulação dos ônibus. O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, destacou que os ambulantes entenderam a necessidade da remoção. “O retorno dos ônibus ao antigo Cinema Ieal vai fazer com que as pessoas tenham mais mobilidade e acesso ao transporte público”, explica.