Reeducandos transformam óleo saturado em produtos de higiene
Mais de mil litros de sabonete, sabão, desinfetante e detergente são produzidos mensalmente
Uma iniciativa inovadora está sendo promovida na Oficina de Saneantes, no Complexo Penitenciário. O óleo saturado é transformado em produtos de higiene utilizados por servidores, internos e visitantes no cárcere. O trabalho é coordenador pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (GEPL/Seris).
Ativo há nove anos, o projeto na oficina foi impulsionado nesta gestão com a produção de desinfetantes, sabonetes líquidos e sabões em barra. Com o óleo reutilizado no Complexo e recebido por meio de doações são produzidos 200 litros de sabonete líquido, 400 litros de detergente, 900 litros de desinfetante e 400 quilos de sabão em barra, mensalmente.
Além da economia gerada com a confecção dos produtos, existe a redução dos impactos ambientais, já que um litro de óleo é capaz de poluir até um milhão de litros de água potável. O agente penitenciário responsável pela oficina e técnico em Química Industrial, Welder Gonçalves, explica que o descarte incorreto pode acarretar muito prejuízo para humanidade.
“Se for jogado no solo, contamina o lençol freático, se jogado no esgoto, contribui para o entupimento, e diminui a vida útil dos encanamentos da residência”, disse. Ele cita ainda a coleta de materiais recicláveis “No Saneantes não coletamos somente o óleo, recebemos garrafas pet para armazenar os produtos, impedindo o descarte do plástico na natureza e a degradação do meio ambiente”, completa Gonçalves.
Samuel Silva é um dos internos que trabalha na produção dos materiais de limpeza. Para ele, a oportunidade representa um novo começo. “Trabalhar aqui é uma forma de ser reinserido no mercado do trabalho. Quando cumprir minha pena, pretendo montar meu negócio, trabalhar por conta própria, abrir uma empresa e sustentar minha família”, explica o reeducando que é pai de dois filhos.
Aqueles que desejam colaborar com as ações ressocializadoras desenvolvidas na Oficina de Saneantes podem fazer doações de óleo saturado para GEPL. Para isso, é necessário deixar o óleo esfriar, coar - para tira impurezas da fritura - e armazenar em garrafas pets. Mais informações: (82) 3315-1090.
Veja também
Últimas notícias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Prefeitura de Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
