Lixo é principal causa de obstrução de galerias, diz Seminfra
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), vem cumprindo com uma programação intensa de serviços de drenagem. Entre os meses de janeiro e abril deste ano, o órgão já contabiliza cerca de 400 intervenções, no que diz respeito apenas às ações de limpeza de bocas de lobo e desobstrução de galeria de água pluvial.
De acordo com o gestor da Seminfra, Ib Brêda, o que ainda chama atenção neste tipo de serviço é a quantidade de lixo que é encontrado obstruindo a passagem da água. Em apenas um ponto onde o órgão realiza ação para acabar com o acúmulo de água, a Avenida Comendador Leão, em Jaraguá, foram retiradas mais de sete caçambas de lixo misturado com a lama.
“As manutenções diárias que são realizadas todos os dias, independente da chuva, têm sido importantes para amenizar os alagamentos. O que ainda impressiona é a quantidade de material que é jogado nas ruas e são levados para as bocas de lobo, obstruindo todo o sistema de drenagem. Muito plástico, garrafas pet e copos descartáveis que impedem o escoamento da água, trazendo transtornos para a população. As esquipes estão há vários dias trabalhando em Jaraguá e encheram várias caçambas com o material encontrado nas galerias”, ressaltou o secretário.
As equipes operacionais estão trabalhando em regime de plantão, durante os fins de semana e feriados. Nesta terça-feira, feriado de 1º de maio, as equipes cumpriram com uma programação normal de serviços, com foco na parte alta da cidade, como as Avenidas Durval de Goés Monteiro, Fernandes Lima e Via Expressa. Já nesta quarta-feira (2), trabalham em pontos como a Rua Santos Pacheco, no Centro, e Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Cruz das Almas.
Para realização destes serviços de limpeza e desobstrução, são utilizados caminhão de sucção, caçambas e máquina retroescavadeira. Segundo o coordenador dos serviços de drenagem, Esdras Abreu, os trabalhos que vêm sendo executados todos os dias já apresentam resultados, acabando com pontos que sempre alagavam nos dias de chuva. “Alguns pontos críticos já foram solucionados, tanto na parte alta, como baixa da cidade. Em grande parte da cidade, logo que a chuva termina, a água vai embora. Estamos mapeando os pontos que ainda precisam de intervenções. O que não é possível atender de imediato, entra na programação de serviços do órgão”, frisou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
