[Vídeo] Municípios têm até quinta-feira (05) para encerrar lixões
![[Vídeo] Municípios têm até quinta-feira (05) para encerrar lixões](https://img.7segundos.com.br/i_SElz8cTzZbyN4dYVY7yJVnVmc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/92770-lixao_jpg.jpeg)
A partir da próxima quinta-feira (05) os resíduos sólidos coletados em oito municípios do Sertão serão enviados para aterros sanitários. A medida atende exigência da legislação em vigor. Hoje foram encerrados os lixões de Canapi, Mata Grande Inhapi e em seguida fecham os lixões de Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas.
A situação está sendo monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), órgão responsável pelo monitoramento do fim das atividades e acompanhamento dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs). Os PRADs devem ser apresentados e iniciados em um prazo máximo de um ano a partir dos encerramento do lixão.
Pelo MP estão presentes, além do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, promotor José Antônio Malta Marques, o promotor e coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Jorge Dórea, além do promotor das cidades de Canapi, Inhapi e Mata Grande, Fábio Bastos Nunes.
Os Termos de Acordos (TACs) foram assinados com o MPE no dia 05 de dezembro do ano passado, onde foi estabelecido o prazo de quatro meses para o encerramento. As discussões sobre o fim dos lixões tiveram início em outubro de 2017, quando o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, apresentou a proposta.
Descumprimento
Caso o acordo firmado não fosse obedecido os prefeitos pagariam multa, responderiam a processo criminal e poderiam até ser presos. A situação é monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
No documento, os prefeitos reconheceram que faziam o lançamento de resíduos de forma irregular e se responsabilizaram pelo encerramento. O descumprimentos incorre em multa diária no valor de R$ 500,00. Prefeitos de outros municípios que optaram por não assinar o acordo poderão sofrer processo criminal.
Assista vídeo
Veja também
Últimas notícias

Prefeito convoca Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de São Miguel dos Milagres

Mulher desliga tornozeleira 13 vezes e é presa por violar regras da prisão domiciliar em Santana do Ipanema

Alergia ou Resfriado? Infectologista da Sesau orienta como diferenciar os sintomas

Serviços veterinários são oferecidos a famílias em situação de vulnerabilidade em Maceió

Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação

Operação identifica envio de droga sintética para AL através dos Correios; veja como funcionava esquema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
