[Vídeo] Municípios têm até quinta-feira (05) para encerrar lixões
![[Vídeo] Municípios têm até quinta-feira (05) para encerrar lixões](https://img.7segundos.com.br/i_SElz8cTzZbyN4dYVY7yJVnVmc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/92770-lixao_jpg.jpeg)
A partir da próxima quinta-feira (05) os resíduos sólidos coletados em oito municípios do Sertão serão enviados para aterros sanitários. A medida atende exigência da legislação em vigor. Hoje foram encerrados os lixões de Canapi, Mata Grande Inhapi e em seguida fecham os lixões de Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas.
A situação está sendo monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), órgão responsável pelo monitoramento do fim das atividades e acompanhamento dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs). Os PRADs devem ser apresentados e iniciados em um prazo máximo de um ano a partir dos encerramento do lixão.
Pelo MP estão presentes, além do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, promotor José Antônio Malta Marques, o promotor e coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Jorge Dórea, além do promotor das cidades de Canapi, Inhapi e Mata Grande, Fábio Bastos Nunes.
Os Termos de Acordos (TACs) foram assinados com o MPE no dia 05 de dezembro do ano passado, onde foi estabelecido o prazo de quatro meses para o encerramento. As discussões sobre o fim dos lixões tiveram início em outubro de 2017, quando o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, apresentou a proposta.
Descumprimento
Caso o acordo firmado não fosse obedecido os prefeitos pagariam multa, responderiam a processo criminal e poderiam até ser presos. A situação é monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
No documento, os prefeitos reconheceram que faziam o lançamento de resíduos de forma irregular e se responsabilizaram pelo encerramento. O descumprimentos incorre em multa diária no valor de R$ 500,00. Prefeitos de outros municípios que optaram por não assinar o acordo poderão sofrer processo criminal.
Assista vídeo
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
