[Vídeo] Municípios têm até quinta-feira (05) para encerrar lixões
A partir da próxima quinta-feira (05) os resíduos sólidos coletados em oito municípios do Sertão serão enviados para aterros sanitários. A medida atende exigência da legislação em vigor. Hoje foram encerrados os lixões de Canapi, Mata Grande Inhapi e em seguida fecham os lixões de Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho d'Água do Casado e Piranhas.
A situação está sendo monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), órgão responsável pelo monitoramento do fim das atividades e acompanhamento dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs). Os PRADs devem ser apresentados e iniciados em um prazo máximo de um ano a partir dos encerramento do lixão.
Pelo MP estão presentes, além do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, promotor José Antônio Malta Marques, o promotor e coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Jorge Dórea, além do promotor das cidades de Canapi, Inhapi e Mata Grande, Fábio Bastos Nunes.
Os Termos de Acordos (TACs) foram assinados com o MPE no dia 05 de dezembro do ano passado, onde foi estabelecido o prazo de quatro meses para o encerramento. As discussões sobre o fim dos lixões tiveram início em outubro de 2017, quando o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar, apresentou a proposta.
Descumprimento
Caso o acordo firmado não fosse obedecido os prefeitos pagariam multa, responderiam a processo criminal e poderiam até ser presos. A situação é monitorada de perto pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
No documento, os prefeitos reconheceram que faziam o lançamento de resíduos de forma irregular e se responsabilizaram pelo encerramento. O descumprimentos incorre em multa diária no valor de R$ 500,00. Prefeitos de outros municípios que optaram por não assinar o acordo poderão sofrer processo criminal.
Assista vídeo
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
