Polícia

Batalhão Ambiental flagra descarte irregular de lixo hospitalar em Coruripe

Por Redação, com assessoria 04/05/2018 10h10
Batalhão Ambiental flagra descarte irregular de lixo hospitalar em Coruripe
Lixo hospitalar é encontrado em lixão de Coruripe - Foto: Ascom PM/AL

Numa ação conjunta na tarde dessa quinta-feira (03), equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagraram o descarte irregular de lixo hospitalar no lixão do município de Coruripe, no Litoral Sul do Estado.

A ação que conta também com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) teve o objetivo de verificar questões relativas a desativação do local, bem como a destinação adequada de resíduos sólidos, com base na Lei Nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos.

Durante a visita ao lixão de Coruripe, que também recebe resíduos das cidades de Pindorama e Feliz Deserto, foi constatado que, apesar de possuir a autorização para o manejo temporário numa célula destinada para a atividade, o local também estava servindo para o descarte de lixo hospitalar de forma irregular. Os resíduos infectantes deveriam estar sendo levados a um aterro sanitário e não para o lixão supracitado.

Diante da constatação do crime ambiental conforme legislação vigente, o responsável pela mitigação foi encaminhado à Delegacia da cidade para a realização dos procedimentos cabíveis. No local, foi confeccionado um Boletim de Ocorrência para instauração de inquérito policial, e em seguida, apurar a responsabilidade do ato.

O Ibama lavrou uma multa diária no valor de R$ 2.600,00 até que a situação do lixão seja resolvida.