Santa Casa de Maceió é referência em descarte de lixo hospitalar em Alagoas
Investimentos garantem segregação de lixo comum e infectante e sua correta destinação em aterro sanitário ou em complexo de incineração

Os últimos meses foram pródigos em manchetes denunciando o descarte irregular de lixo hospitalar em Alagoas. Neste cenário, o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) da Santa Casa de Maceió vem sendo destacado como referência por órgãos ambientais de fiscalização.
“O processo de segregação e destinação de resíduos da Santa Casa de Maceió é referência e um exemplo a ser seguido”, comentou José Soares Barbosa, coordenador de Fiscalização da Sempma.
À frente das operações realizadas na capital alagoana, Soares revela o maior pecado dos hospitais em se tratando de descarte de resíduos: “a mistura de lixo contaminado com o comum e seu descarte irregular”.
A enfermeira Rejane Paixão, gerente de Unidades de Internação da Santa Casa de Maceió, diz que o PGRSS foi estruturado em 2012 para garantir um fluxo ecologicamente correto para seus resíduos.
“E não apenas isso. A nossa preocupação com a questão ambiental inclui até mesmo o uso de material de higienização com o selo “green” (verde), que são biodegradáveis e ajudam a preservar o meio ambiente”, comentou Rejane Paixão.
Produzindo 77 toneladas mensais de resíduos, dos quais 60 toneladas de lixo comum e 17 toneladas de lixo hospitalar (contaminante e infectante), a Santa Casa de Maceió vem investindo na capacitação de suas equipes e dos novos colaboradores para a correta segregação interna dos resíduos.
Neste sentido, a Santa Casa de Maceió conta com a assessoria do consultor ambiental Fernando Pinto, cujo trabalho vem norteando a política ambiental da instituição.
Apesar do alto custo, a Santa Casa de Maceió optou por contratar empresas especializadas em destinação de resíduos para garantir a observância das normas vigentes. Neste trabalho atuam a Serquip (coleta, transporte e incineração de lixo hospitalar infectante e contaminado), a Solupel (coleta de lixo comum) e a Qualitec (específica para o tratamento de resíduos perigosos).
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
