Estudantes fazem passeata em prol da preservação do Riacho do Silva
Ação envolveu alunos da Escola Estadual Alberto Torres e percorreu ruas de Bebedouro
Alunos da Escola Estadual Alberto Torres, situada em Bebedouro, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (8). Eles percorreram as principais ruas do bairro, saindo da Praça Lucena Maranhão até o Flexal de Baixo, para conscientizar a população acerca da importância da preservação de um dos mais importantes mananciais do bairro, o Riacho do Silva. O evento contou também com a participação da banda fanfarra da Escola Estadual Bom Conselho.
O projeto nasceu a partir de uma ação desenvolvida por Geane Magalhães, mestranda da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e que foi imediatamente abraçada pela unidade de ensino, que selecionou 40 alunos para o projeto. Ao todo, 15 ruas ao redor do riacho foram escolhidas para que houvesse uma conscientização sobre a interferência do mesmo no cotidiano dos alunos.
O projeto foi realizado em quatro meses e dividido em quatro etapas. No primeiro momento foi feita uma visitação à nascente do rio, enquanto que, na fase seguinte firmou-se uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) para uma discussão da problemática.
O terceiro momento do projeto foi voltado à intervenção dentro da sala de aula, com trabalhos interdisciplinares de Geografia, Inglês e História da Arte. A finalização se deu com a produção de história em quadrinhos, desenvolvida pelos próprios alunos para levar a informação aos colegas.
"A proposta do projeto foi sensibilizar toda a comunidade a cuidar do riacho. A partir do projeto, eles perceberam a importância do mesmo e como a sua despoluição vai favorecer seus filhos, netos e bisnetos", relata Geane.
Todos juntos
Os professores da Escola Alberto Torres tiveram uma participação intensa no projeto, cada um associando a temática do riacho à sua disciplina. O professor de Geografia, Flávio Lucena, realizou um passeio ao parque municipal para pesquisar sobre a nascente do rio; já a professora de Língua Inglesa, Humberta Peixoto, promoveu tradução de textos sobre o manancial com seus alunos. Em História da Arte e Língua Portuguesa, os estudantes produziram maquetes e histórias em quadrinhos a partir dos relatos dos pescadores.
"O projeto foi muito bem aceito, porque a grande maioria dos alunos mora na comunidade, conhece o Riacho do Silva e passou a ter outro olhar. Eles percebem que malefícios a poluição traz àquele manancial", pontua a diretora adjunta Geane Castro.
Consciência
Os alunos se comprometeram em levar o projeto para além dos muros da escola, envolvendo as comunidades onde residem neste processo de conscientização.
Para a estudante Emily Naiara, as pessoas precisam de uma nova postura em relação ao meio-ambiente. "Estou fazendo a minha parte e tentando ajudar. Se cada um fizer a sua parte e não poluir, o riacho vai se recuperar”, diz Emily.
O estudante Kauã Alves conta que sua visão acerca do riacho mudou depois do projeto. “Vi pessoas jogando dejetos no riacho e, para que ele volte a ser limpo, isso precisa parar”, frisa o garoto.
Veja também
Últimas notícias
Raphael Montes arrasta multidão e anuncia Jantar Secreto no exterior
Bienal aquece economia com livros e gera frutos permanentes
Imprensa Oficial celebra protagonismo e diversidade na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz; 32 seguem internados
Tema da redação do Enem 2025 é 'Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira'
Prefeito Eduardo destaca trabalho de Isnaldo Bulhões na chegada da carreta do programa Agora Tem Especialistas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
