Ação Esgoto não é Lixo atrai visitantes de shopping em Maceió
Campanha da Casal chama atenção para redes coletoras de esgoto

Teve início nesta quinta-feira (17), no Maceió Shopping, a ação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) chamada “Esgoto não é Lixo – Inimigos do Esgoto”, que leva informação e atividades lúdicas para os visitantes do centro de compras.
O objetivo é despertar a conscientização para o uso correto da rede coletora de esgoto, que atende boa parte dos bairros que ficam no entorno do shopping, e para os problemas oriundos do uso incorreto dessa rede.
No estande, instalado em frente à loja Renner, além de receber informações e material educativo impresso, o visitante é convidado a participar de um jogo que imita o boliche cujo objetivo é derrubar os “inimigos do esgoto” – personagens que representam garrafa pet, papel higiênico, preservativo, fios de cabelo, óleo de cozinha, fio dental, resto de alimento e fraldas descartáveis.
“Nenhum desses materiais deve ser descartado no vaso sanitário ou nos ralos do chuveiro e das pias, pois são levados diretamente para a rede coletora de esgoto que, dessa forma, pode ser obstruída, causando os extravasamentos na rua”, alertou a assessora de Marketing e Relações Institucionais da Companhia, Rejane Mércia.
Outra atividade lúdica para os visitantes, principalmente as crianças, é puxar os obstáculos que impedem a passagem de uma bola, que representa o esgoto, pela rede coletora até chegar ao emissário submarino.“Atualmente, cerca de 37% de Maceió possuem rede coletora de esgoto. A meta é que, nos próximos dois anos, esse percentual chegue a 70%. Isso será possível com as obras que já estamos realizando na região do Tabuleiro do Martins e na região do Farol”, pontuou o presidente da Casal, Clécio Falcão.
Segundo ele, no Tabuleiro, a obra ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada com a empresa Sanama. O investimento deve chegar a R$ 200 milhões, beneficiando aproximadamente 160 mil pessoas. Vários bairros serão contemplados, incluindo o Benedito Bentes, onde já começaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender à região.
No Farol, as obras são executadas pela empresa Sanema, por meio de um contrato de Locação de Ativos. O investimento previsto é de R$ 185 milhões, beneficiando 200 mil pessoas de diversos bairros do entorno. Tanto a implantação da rede coletora quanto a obra da ETE já começaram. A unidade está sendo erguida num local por trás do quartel do Exército.
O estande da Casal fica no Maceió Shopping até domingo (20), no horário normal de funcionamento do local: até sábado, das 10h às 22h; já no domingo, das 12h às 21h.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
