Ação Esgoto não é Lixo atrai visitantes de shopping em Maceió
Campanha da Casal chama atenção para redes coletoras de esgoto
Teve início nesta quinta-feira (17), no Maceió Shopping, a ação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) chamada “Esgoto não é Lixo – Inimigos do Esgoto”, que leva informação e atividades lúdicas para os visitantes do centro de compras.
O objetivo é despertar a conscientização para o uso correto da rede coletora de esgoto, que atende boa parte dos bairros que ficam no entorno do shopping, e para os problemas oriundos do uso incorreto dessa rede.
No estande, instalado em frente à loja Renner, além de receber informações e material educativo impresso, o visitante é convidado a participar de um jogo que imita o boliche cujo objetivo é derrubar os “inimigos do esgoto” – personagens que representam garrafa pet, papel higiênico, preservativo, fios de cabelo, óleo de cozinha, fio dental, resto de alimento e fraldas descartáveis.
“Nenhum desses materiais deve ser descartado no vaso sanitário ou nos ralos do chuveiro e das pias, pois são levados diretamente para a rede coletora de esgoto que, dessa forma, pode ser obstruída, causando os extravasamentos na rua”, alertou a assessora de Marketing e Relações Institucionais da Companhia, Rejane Mércia.
Outra atividade lúdica para os visitantes, principalmente as crianças, é puxar os obstáculos que impedem a passagem de uma bola, que representa o esgoto, pela rede coletora até chegar ao emissário submarino.“Atualmente, cerca de 37% de Maceió possuem rede coletora de esgoto. A meta é que, nos próximos dois anos, esse percentual chegue a 70%. Isso será possível com as obras que já estamos realizando na região do Tabuleiro do Martins e na região do Farol”, pontuou o presidente da Casal, Clécio Falcão.
Segundo ele, no Tabuleiro, a obra ocorre por meio de uma Parceria Público-Privada com a empresa Sanama. O investimento deve chegar a R$ 200 milhões, beneficiando aproximadamente 160 mil pessoas. Vários bairros serão contemplados, incluindo o Benedito Bentes, onde já começaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender à região.
No Farol, as obras são executadas pela empresa Sanema, por meio de um contrato de Locação de Ativos. O investimento previsto é de R$ 185 milhões, beneficiando 200 mil pessoas de diversos bairros do entorno. Tanto a implantação da rede coletora quanto a obra da ETE já começaram. A unidade está sendo erguida num local por trás do quartel do Exército.
O estande da Casal fica no Maceió Shopping até domingo (20), no horário normal de funcionamento do local: até sábado, das 10h às 22h; já no domingo, das 12h às 21h.
Veja também
Últimas notícias
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Câmara vai enviar Requerimento ao Município para propor reavaliação do contrato com a BRK
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
