Certidão de socorro emitida pelo Samu garante Seguro DPVAT
Documento é utilizado para receber indenizações por morte, invalidez e reembolso de despesas médicas e hospitalares

Todos os anos, proprietários de veículos precisam pagar licenciamento para receber o documento de porte obrigatório. Entre as taxas inclusas nesse processo está o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, conhecido popularmente como Seguro DPVAT. O serviço existe desde 1974, pela Lei 6.194/74, indenizando vítimas de acidentes de trânsito, em três situações: morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas e hospitalares.
As vítimas que precisam solicitar a indenização devem ter, além dos documentos pessoais, um boletim de ocorrência emitido por órgãos que façam registro de acidente de trânsito, como é o caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Policia Civil (PC) e Corpo de Bombeiro Militar (CBM). Nas situações onde o boletim de ocorrência não for feito no dia do acidente, será necessário um documento adicional, comprovando o fato relatado no B.O.
O que muitos não sabem é que essa documentação pode ser emitida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na certidão de socorro irá constar o nome da vítima, data, hora e local do acidente de trânsito, o tipo de ambulância que fez o atendimento (Unidade de Suporte Básico ou Unidade de Suporte Avançado) e para qual unidade de saúde o paciente foi encaminhado.
Somente nos cinco primeiros meses de 2018, o Samu Alagoas emitiu 541 certidões de socorro, sendo 236 pela Central Maceió e 305 em Arapiraca. Em 2017, esse número foi de 1.390.
Segundo o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Maceió, o DPVAT é assegurado para qualquer pessoa que se envolva em acidentes de trânsito, podendo ser, passageiro, motorista ou pedestre.
“O Samu ajuda a população duas vezes em um mesmo acidente. Além de prestar a assistência e salvar a vida daquela vítima, também auxilia a população quando emite a certidão de socorro para dar entrada no Seguro DPVAT, ajudando em um momento complicado para as vítimas e familiares afetados pelo acidente”, afirmou o supervisor.
No boletim estático da Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do DPVAT, no primeiro quadrimestre de 2018 foram pagas 116.085 indenizações em todo o Brasil. Em Alagoas, 1.283 pessoas receberam o seguro entre os meses de janeiro e abril deste ano, sendo 216 indenizações por morte, 914 por invalidez permanente e 153 por despesas médico-hospitalares.
“Para a vítima fazer a solicitação da certidão de socorro é necessário comparecer ao prédio da Central de Regulação do Samu, Maceió ou Arapiraca, portando documento oficial com foto. No caso de terceiros pedirem a solicitação, estes devem ser parentes diretos, com documentos que comprovem o vínculo, ou cônjuges, com certidão de casamento”, explicou a coordenadora do Setor de Estatística do Samu Maceió, Suzana Malta, responsável pela elaboração das certidões.
O DPVAT é financiado pelos proprietários dos veículos. Do total arrecadado, 45% são repassados para o Ministério da Saúde para cobrir parte dos custos do atendimento às vitimas do trânsito, 5% para o Departamento Nacional de Transito (Denatran), destinado a atividades de prevenção de acidentes, e 50% para o pagamento das indenizações.
Para solicitar a indenização basta levar todos os documentos citados até um ponto de atendimento. A lista com as seguradoras autorizadas para iniciar o procedimento pode ser acessada pelo link https://www.seguradoralider.com.br/Pontos-de-Atendimento. Em caso de dúvidas basta ligar para o SAC do Seguro DPVAT: 0800-022-12-04.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
