Polícia

Associação sai em defesa de militares que atiraram contra funcionário da OAB

Por 7Segundos 05/06/2018 08h08
Associação sai em defesa de militares que atiraram contra funcionário da OAB
Momento em carros são autuados por militares no Fórum do Barro Duro - Foto: Cortesia

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ACS/AL) emitiu nota à imprensa nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (05), onde defende a atuação dos militares do BPTran que se envolveram em uma ocorrência na tarde da segunda (04), em frente ao Fórum Estadual e que acabou com um funcionário da OAB baleado.

Logo depois do incidente imagens de um trecho da abordagem circularam nas redes sociais e as presidências da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) emitiram nota repudiando a ação dos PMs. Na nota, as entidades acusam os militares de agredir José Jeovânio e completa dizendo que “atitudes arbitrárias não podem manchar o valor de toda a corporação, no entanto, precisam ser repudiadas e combatidas.”

Horas depois do ocorrido a ACS/AL se pronunciou repudiando as declarações da OAB e CAA e lembra que o pronunciamento se deu com base em vídeo que mostra apenas um trecho da ocorrência e lembra que as entidades “defendem o contraditório e a ampla defesa.”

Leia nota na íntegra

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ACS/AL) vem através desta nota expor seu apoio aos policiais militares que, na tarde de ontem, (04) de junho, atenderam uma ocorrência no estacionamento do Fórum Estadual situado no Barro Duro, em Maceió-AL. A ocorrência envolvendo os PMs está gerando comentários descabidos após a atuação policial, onde os agentes estavam atuando a favor do Estado.

Com todo respeito que a entidade tem pelos advogados que compõem a OAB/AL, a associação repudia as declarações principalmente no que diz respeito ao seguinte comentário: "os policiais são despreparados". De forma surpreendente, ele veio de alguém que defende o contraditório e a ampla defesa. Diante disso, como poderia fazer um julgamento com base em imagens, apenas de parte da ocorrência?

No mais, a ACS/AL não defende os abusos por parte dos nossos policiais, no entanto não faz julgamento com base em mera especulação, e com certeza, o caso será apurado conforme a lei. Se houve abuso, os policiais serão punidos, mas o que se defende é uma apuração dentro dos trâmites legais.

Todavia, no caso em questão ficou clara a falta de respeito que alguns têm com o poder do Estado, ora representado pela Polícia Militar. É importante frisar que não cabe ao cidadão enfrentar a força pública de forma arbitrária. Se entendesse que o trabalho realizado pela guarnição era equivocado, não caberia desacatar a guarnição, pois é um absurdo entrar em vias de fatos com policiais devidamente fardados e em pleno exercício de sua atividade.

Portanto, como presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ACS/AL), e em nome de toda diretoria repudio qualquer comentário que incrimine sem a devida apuração do ocorrido. No mais ratifico que todos os atos devem ser devidamente apurados.

Assista vídeo com trecho da abordagem policial