Ibama deve investigar proliferação de algas no São Francisco
Poluição pode ser a causa
A quantidade de algas na região do Baixo São Francisco tem registrado aumento desde o mês de março. Foi o que revelou estudo apresentado nesta segunda-feira (04 de junho) por técnicos da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), durante reunião semanal promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados banhados pelo Rio São Francisco. Diante da constatação, a representação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá pesquisar com mais profundidade o que tem provocado o problema, conforme revelou representante do órgão durante a reunião.
Como faltam informações mais palpáveis sobre o problema, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Yvonilde Medeiros, levantou a possibilidade de o problema ter ligação com o lançamento de esgotos sem tratamento. Diante dessa dúvida, os representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) devem apresentar estudo nesse sentido na próxima reunião do grupo, no dia 11.
Estiagem na bacia
Ainda na reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou dados sobre o cenário de chuva na bacia do Velho Chico. O levantamento feito pelo órgão aponta para a ausência quase que total de chuvas para as próximas duas semanas.
O impacto desse cenário já poderá ser sentido a partir do final desse mês. Conforme explanação feita pela equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante a videoconferência, os níveis dos reservatórios – ainda que de forma lenta –, começam a baixar. Os dados apresentados indicam que o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, que apresenta um índice de 48% de seu volume útil, deverá ser reduzido para aproximadamente 46% no final de julho.
Além disso, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, deverá sair do patamar atual, de aproximadamente 36% para pouco mais de 34% e Itaparica, em Pernambuco, deverá ficar no nível médio de 20,7%. “O que temos ainda é um cenário de alerta”, ressalta do superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim.
Flexibilização Dia do Rio
A proposta de flexibilização do chamado Dia do Rio, apresentada pelos representantes dos perímetros irrigados com o argumento de que o cenário atual já permite uma outra alternativa à medida que suspende as captações de água no São Francisco às quartas-feiras, voltou à pauta da reunião desta segunda-feira. A equipe técnica da ANA apresentou, como contraproposta, manter a o Dia do Rio de forma quinzenal.
O diretor técnico da Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF, Alberto Simon, acompanhou a reunião no escritório da empresa, em Belo Horizonte (MG) e fez um alerta. “É bom lembrar que não há, ainda, um cenário confortável, inclusive conforme mostram os dados que apontam para uma redução dos níveis dos reservatórios”, considerou. A própria Agência Nacional de Águas deverá analisar melhor a proposta e voltar a discuti-la na reunião da próxima semana.
No final do encontro, o presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, anunciou a conclusão de seu mandato à frente do órgão. “Acredito ter feito o melhor de mim para contribuir com as discussões que nos compete”, resumiu ele. Participam da videoconferência diversos entes ligados às questões do Rio São Francisco, a exemplo de representantes dos governos estaduais, do governo federal, Marinha, Ministério Público Federal, além de usuários e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Veja também
Últimas notícias
Homem morre após acidente de moto no Benedito Bentes, em Maceió
Major Paulo Nunes desiste de candidatura e anuncia apoio a Fátima Canuto
Renato Filho usa experiência para ampliar geração de empregos em Alagoas
Caso Cláudia Pollyanne chega à fase de depoimentos após repercussão internacional
Policiais do Choque salvam criança que estava desacordada após se engasgar em Maceió
Duas pessoas ficam feridas após queda de moto na AL-460, em Porto de Pedras
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
